Super Idosos: Hábitos da juventude são a chave para uma velhice saudável

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

01/01/2024 - 16:01 - Atualizada em: 01/01/2024 - 16:24

Encontrar o segredo da longevidade é o desejo de muitas pessoas. Porém, ainda é comum haver dúvidas sobre qual é o momento ideal para as pessoas começarem a se preparar para chegar com saúde à terceira idade. Entretanto, existem pessoas idosas, acima dos 80 anos, que são muito saudáveis e ativos para sua idade. Essas pessoas são chamadas de super Idosos.

Apaixonado em trabalhar com esse público, o médico geriatra Alisson Pires aponta orientações sobre como chegar a essa fase da vida com a sonhada vigorosidade.

 

“As doenças que acometem os idosos, não são dos idosos. São doenças dos jovens que se manifestam na terceira idade”, destaca.

Ele revela que quando tem a oportunidade de dialogar com o público jovem, percebe em uma situação de surpresa, pois os jovens não costumam se preparar para iniciar o processo de maturação.

“Por volta dos 25 anos os humanos atingem a maturação física, portanto, o ideal seria que a partir dessa idade as pessoas passassem a contar com a presença de um profissional da geriatria”, explicou em entrevista à Rádio Unesc.

De acordo com o profissional, é muito importante ressaltar que a alimentação influencia diretamente a condição clínica do paciente. Logo, não basta que as pessoas passem a ingerir apenas alimentos com qualidade, mas que comam apenas a quantidade necessária.

Alisson, destaca ainda que as pessoas devem realizar o convívio social e praticar atividades físicas, pois segundo ele, isso aumenta a sensação de bem estar emocional.

“Logo, é necessário também ficar longe de situações que possam gerar estresse e dormir o suficiente, pois o sono é importante para o corpo. Além disso, há uma influência lunar sobre a Terra, portanto o sono ideal deve ser realizado à noite”, pontuou.

Alissou, destacou ainda que sorrir e ter uma espiritualidade ativa contribui e muito para para o prolongamento da vida humana.

“Embora se confunda com a religiosidade, a espiritualidade propõe que eu esteja de bem com as outras pessoas. Pessoas que se envolvem com boas ações, por exemplo, conseguem observar benefícios bioquímicos no seu corpo”, concluiu.

 

Experiências que transformam

As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em 2024. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.