Starbucks, Subway, Eataly e TGI Fridays vão fechar no Brasil ?

Foto: Getty Images

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 20/11/2023 - 15:17

O inesperado pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, responsável pelas marcas Starbucks, Subway, Eataly e TGI Fridays no Brasil, surpreendeu tanto funcionários quanto consumidores. Desde então, a empresa já encerrou as operações de mais de 40 lojas da renomada rede de cafeterias no país. No entanto, surge a dúvida sobre o destino das demais lojas da Starbucks e se as filiais do Subway e outras marcas também serão fechadas.

O cenário que levou a essa situação foi o pedido de recuperação judicial da SouthRock, motivado por uma dívida de R$ 1,8 bilhão. A operadora alegou enfrentar dificuldades financeiras devido à instabilidade econômica no Brasil, volatilidade nos juros, variações do dólar e os impactos da pandemia de covid-19. O pedido foi protocolado em 31 de outubro no Tribunal de Justiça de São Paulo, elaborado pela TWK Advogados.

A empresa, fundada em 2015, concentra-se na gestão, desenvolvimento e operação de marcas de alimentos e bebidas no Brasil. Em 2018, tornou-se licenciada da Starbucks e das lanchonetes TGI Fridays no Brasil, além de operar lojas em aeroportos por meio da Brazil Airport Restaurants. Em 2019, iniciou uma expansão significativa, chegando a novas regiões no Brasil e adquirindo o direito de operação do Eataly e assumindo o Subway em 2022.

Os últimos três anos foram desafiadores para a SouthRock, com quedas significativas nas vendas. Em 2020, ano da pandemia, a empresa enfrentou uma redução de 95% nas vendas e lidou com a inadimplência de parceiros comerciais. Em 2021, as vendas caíram 70%, seguidas por mais 30% em 2022, conforme detalhado no pedido de recuperação judicial.

Atualmente, há incertezas quanto ao futuro das lojas da Starbucks, pois, desde o final de outubro, foram reportados o fechamento de 43 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, totalizando 144 lojas ainda em funcionamento, de um total anterior de 187. Por outro lado, a Starbucks global conta com 38.038 lojas em 80 países, sendo a maioria nos Estados Unidos, com 16.352 lojas. Essas informações são fornecidas pela Starbucks global.

*Com informações do UOL