SpaceX realiza terceiro voo de teste da Starship, considerado o mais bem-sucedido até agora

Foto: Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

15/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 15/03/2024 - 13:55

A SpaceX, empresa de Elon Musk, realizou o terceiro voo de teste da Starship nesta quinta-feira (14). Considerado o experimento mais bem-sucedido até agora, foi o mais próximo da fase de pouso da maior nave do mundo. A missão, que não contava com tripulação, teve seu sucesso interrompido quando a empresa perdeu o contato com a nave durante sua reentrada na órbita terrestre, 50 minutos após a decolagem.

O voo foi marcado por marcos significativos. A Starship nunca havia alcançado essa distância antes, e o foguete impulsionador, o Super Heavy, não havia completado sua trajetória nos testes anteriores de 2023. Desta vez, o Super Heavy se separou da nave três minutos após a decolagem, mas não conseguiu pousar completamente bem no

Golfo do México, como planejado.

Nos testes anteriores, o propulsor e a nave foram destruídos pela SpaceX logo após a decolagem e, no segundo teste, o foguete explodiu após se separar da Starship, que também foi destruída pouco depois de sair da órbita terrestre.

O lançamento, originalmente programado para as 10h25 na base aérea da SpaceX em Boca Chica, Texas (EUA), teve um pequeno atraso devido à retirada de embarcações no Golfo do México e às condições climáticas adversas.