Space Adventure: cidade de SC terá a maior coleção de peças da NASA fora dos Estados Unidos

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/02/2024 - 09:02 - Atualizada em: 21/02/2024 - 11:01

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, em breve contará com um parque que apresentará mais de 300 itens originais da NASA, a agência espacial americana. Esta coleção inclui roupas, acessórios usados em missões e até mesmo pedaços de foguetes.

Destacando no parque, haverá uma réplica impressionante de 40 metros de altura do Saturno V, o foguete que levou os astronautas à Lua, que simulará uma decolagem lunar para oferecer uma experiência imersiva aos visitantes. O parque, denominado Space Adventure e liderado por Rodrigo Prado, CEO do empreendimento, está sendo trazido para a cidade pelo Grupo Oceanic, que afirma que essa será a maior coleção de peças da NASA fora dos Estados Unidos. Apesar de possuir objetos originais e seguir os padrões da agência, é importante ressaltar que o parque não possui vínculos oficiais com a NASA.

Foto: Divulgação

O Grupo Oceanic adquiriu os itens diretamente da NASA, e uma equipe da agência será deslocada para Balneário Camboriú antes da inauguração para garantir que os itens sejam colocados em seus devidos lugares e conservados adequadamente. Além dos itens originais da NASA, o parque, com mais de 4,5 mil metros quadrados, contará com telas interativas, salas imersivas e uma área dedicada ao futuro espacial, incluindo itens relacionados ao projeto da viagem do homem a Marte.

O Space Adventure já está presente em Canela (RS) e terá uma proposta semelhante na sua versão catarinense. A inauguração oficial está marcada para o dia 13 de março, com a presença do astronauta Charles Duke, um dos doze homens que já pisaram na Lua. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 30 milhões.