Solidariedade: Hemosc envia 848 bolsas de hemocomponentes ao RS

Foto: Marco Favero/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

11/05/2024 - 11:05 - Atualizada em: 11/05/2024 - 11:42

Uma onda de solidariedade levou o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) a aumentar significativamente o número de doadores de sangue na última semana. De 2 a 9 de maio, foram recebidos 4.728 candidatos, dos quais 3.906 efetivaram a doação, o que representa um aumento de 26% se comparado ao período anterior. Foram enviadas 848 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul, além de hemoderivados que são medicamentos usados por hemofílicos, para auxiliar nos atendimentos a pacientes gaúchos durante a calamidade causada pelas chuvas.

“Quero agradecer a todos os doadores que saíram das suas casas e foram para aos nossos hemocentros realizar a coleta de sangue e praticar esse gesto de amor e solidariedade com nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, declarou a secretária Carmen Zanotto.

Alvin Laemmel, presidente da Fahece, organização social que faz a gestão do Hemosc, junto à Secretaria da Saúde, comemorou o resultado e agradeceu a todos pela solidariedade. “Todos estamos unidos para auxiliar o Rio Grande do Sul em um momento de dificuldades. Agradecemos a todos os doadores e aos nossos colaboradores que estão trabalhando de forma incansável para dar vazão ao processamento e envio do sangue”, afirmou.

A diretora-geral do Hemosc, Patricia Carsten, agradece a mobilização e reforça que a hemorrede segue de prontidão, recebendo doadores e enviando hemocomponentes ao Rio Grande do Sul conforme a necessidade. “Todos queremos ajudar os gaúchos e uma forma simples e que salva vidas é a doação de sangue, todos os que quiserem fazer isto serão bem-vindos e é só agendar no nosso site. Estamos neste momento precisando reforçar os estoques de sangue O positivo e negativo. Por isso, peço para que as pessoas deste tipo sanguíneo colaborem conosco”, afirmou.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp