Solidariedade: Hemosc envia 848 bolsas de hemocomponentes ao RS

Foto: Marco Favero/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

11/05/2024 - 11:05 - Atualizada em: 11/05/2024 - 11:42

Uma onda de solidariedade levou o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) a aumentar significativamente o número de doadores de sangue na última semana. De 2 a 9 de maio, foram recebidos 4.728 candidatos, dos quais 3.906 efetivaram a doação, o que representa um aumento de 26% se comparado ao período anterior. Foram enviadas 848 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul, além de hemoderivados que são medicamentos usados por hemofílicos, para auxiliar nos atendimentos a pacientes gaúchos durante a calamidade causada pelas chuvas.

“Quero agradecer a todos os doadores que saíram das suas casas e foram para aos nossos hemocentros realizar a coleta de sangue e praticar esse gesto de amor e solidariedade com nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, declarou a secretária Carmen Zanotto.

Alvin Laemmel, presidente da Fahece, organização social que faz a gestão do Hemosc, junto à Secretaria da Saúde, comemorou o resultado e agradeceu a todos pela solidariedade. “Todos estamos unidos para auxiliar o Rio Grande do Sul em um momento de dificuldades. Agradecemos a todos os doadores e aos nossos colaboradores que estão trabalhando de forma incansável para dar vazão ao processamento e envio do sangue”, afirmou.

A diretora-geral do Hemosc, Patricia Carsten, agradece a mobilização e reforça que a hemorrede segue de prontidão, recebendo doadores e enviando hemocomponentes ao Rio Grande do Sul conforme a necessidade. “Todos queremos ajudar os gaúchos e uma forma simples e que salva vidas é a doação de sangue, todos os que quiserem fazer isto serão bem-vindos e é só agendar no nosso site. Estamos neste momento precisando reforçar os estoques de sangue O positivo e negativo. Por isso, peço para que as pessoas deste tipo sanguíneo colaborem conosco”, afirmou.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.