Sol, chuva volumosa, frio, calor, alerta de temporais: Semana terá de tudo um pouco

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

27/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 27/11/2023 - 08:55

Nesta segunda-feira, instabilidades atmosféricas voltam a deixar o tempo chuvoso em Santa Catarina. As instabilidades avançam pelo Oeste já pela manhã, se espalhando para o restante do estado ao longo do dia.

Há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes com trovoadas e temporais isolados, principalmente no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e danos à rede elétrica.

Apenas no Litoral Sul, as chuvas chegam no final do dia e o sol aparece. Em Criciúma, a máxima nesta segunda chega aos 27 graus.

Terça-feira

Na terça-feira, as instabilidades ocorrem de forma persistente desde a madrugada e ganham força no final do dia, trazendo volumes de chuva elevados no estado.

Por vezes, as chuvas podem vir em forma de temporais com chuva intensa e volumosa, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte, onde o risco é alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

No restante do estado o risco é moderado a alto. Com a formação de uma baixa pressão próximo à costa, os ventos ganham força no litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O mar também fica agitado, com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Quarta-feira

Na quarta-feira (29), as chuvas seguem contínuas na metade leste de SC, especialmente entre a madrugada e a manhã. À medida que a baixa pressão se afasta o tempo volta a firmar no estado, mas à tarde novas instabilidades atmosféricas voltam a favorecer as pancadas de chuva e os temporais isolados no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas voltam a subir, com máximas de 30 a 33°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 25 a 29°C no restante das áreas.

Na quinta (30) e na sexta-feira (01) o tempo firme predomina no estado e o calor se intensifica. Máximas entre 30 e 35°C na maioria das regiões e podendo se aproximar de 38°C no Extremo Oeste, principalmente na sexta (01).

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram