Sociedades assinam contratos do Incentivando Talentos

Foto: Dino Moreira/Secel

Por: Pedro Leal

25/08/2022 - 15:08

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu nessa quarta-feira (24), no auditório da Arena Jaraguá, a assinatura dos contratos do Programa Incentivando Talentos, com os representantes das sociedades de tiro esportivo instaladas no município credenciadas pelo edital 068/2022/Secel/PMJS.

Até pouco tempo, o programa era direcionado para mais de 200 crianças, jovens e adultos desenvolverem seus talentos, recebendo auxílio financeiro por meio de bolsas de estudos, custeando as mensalidades das aulas de ballet, dança contemporânea, instrumentos musicais, artes visuais, entre outras manifestações culturais, em diversas entidades culturais do município.

Com a pandemia, o Incentivando Talentos foi estendido às sociedades de tiro esportivo, visando a manutenção das tradições, além de representar uma garantia de recursos para manter as despesas básicas e, após o retorno das atividades normais, até investir na melhoria de seus equipamentos.

Foram credenciadas 12 entidades que oferecerão aulas sobre as tradições germânicas e tiro esportivo para 144 alunos inscritos. Cada entidade tem o limite de 12 bolsas, para que o valor seja distribuído de forma igualitária. O contrato é de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, desde que comprovada a frequência e o aproveitamento das aulas. São 144 bolsas de R$150,00 mensais cada, significando um investimento de R$ 518.400,00 nos vinte e quatro meses de vigência do convênio.

Durante a assinatura dos contratos com as entidades, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, lembrou a preocupação de manter as tradições germânicas. “Foi a maneira que achamos, dentro do que é permitido por lei, de ajudarmos as Sociedades a se manterem, após esse período muito difícil que atravessamos e que tantos prejuízos trouxe às entidade que vivem da cultura, dos eventos e da presença do público. Ao mesmo tempo, estamos oportunizando às nossas crianças e jovens, o contato com suas raízes, com a tradição de seus antepassados e mantendo acesa a chama da Schützenfest”, declarou.

O prefeito Jair Franzner destacou que diversos programas instituídos na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer tem levado cultura, esporte e lazer a todos os cidadãos jaraguaenses. “Uma equipe pequena em número de pessoas, mas que tem feito um grande trabalho. É um orgulho assinar uma portaria que vai viabilizar o importante trabalho das sociedades, na manutenção das tradições e promovendo o envolvimento de toda a família. Com o esforço de todos, vamos fazer a melhor Schützenfest de todos os tempos”, enfatizou Franzner.

Sociedades inscritas e contempladas no Edital

  • Associação Desportiva e Recreativa Amizade
  • Associação Esportiva e Recreativa Vierense
  • Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz (Salão Barg)
  • Clube Atlético Baependi
  • Sociedade Recreativa Alvorada
  • Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz
  • Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II (Salão Centenário)
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany
  • Sociedade Atiradores Independência
  • Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho
  • Sociedade Recreativa Vitoria Rio da Luz