Sociedade Vitória Rio da Luz celebra o seu 80º aniversário em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 12/06/2023 - 15:00

A Diretoria e Majestades da Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz receberam sócios, moradores do bairro e representantes de diversas sociedades de tiro para celebrar os 80 anos de fundação da entidade neste domingo (11).

Com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foram prestadas homenagens às famílias dos 13 fundadores da Sociedade Vitória, que iniciaram a história da entidade em 7 de junho de 1943, durante o período do Estado Novo (era Vargas/Ramos) e da Segunda Guerra Mundial.

A primeira parte do evento foi marcada pela apresentação do Coral Municipal de Jaraguá do Sul, que entoou os Hinos Nacional e Municipal, além de uma canção do repertório tradicional da MPB, “Xodó” de Anastácia e Dominguinhos, sob a regência da Maestrina Liara Krobot.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, juntamente com as Majestades adultas e mirins da Sociedade Vitória, entregaram placas em homenagem aos fundadores (in memoriam), recebidas por representantes de cada família.

Os 13 fundadores homenageados foram: Eurico Lemke, Erico Hornburg, Artur Hoffmann, Willian Hoffmann, Alfredo Erdmann, Alfredo Lemke, Edmundo Fiedler, Evaldo Siewerdt, Erico Siewerdt, Helmut Holz, Adolfo Ramthum, Willi Ramthum e Oscar Ramthum. A décima quarta placa foi dedicada à Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz e entregue ao atual presidente, Sido Hornburg, que fez uso da palavra, destacando os desafios enfrentados ao longo dos anos.

“Quero agradecer o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pois recebemos o incentivo para organizarmos essa comemoração tão importante da nossa história. Não posso deixar de agradecer cada um dos voluntários que sempre participam de nossos eventos e que, sem esse árduo trabalho, não conseguiríamos realizar as nossas tradicionais festas”, destacou.

A entidade promove anualmente as festas de Rei e Rainha, o torneio de tiro carabina ar, o torneio de bolão rústico, o encontro de carroceiros e trabalhadores rurais, a Fest Der Licthflüsschutzen (Festa dos atiradores do Rio da Luz), que está em sua 26ª edição, e a Festa do Chopp com Costela Fogo de Chão.

“As sociedades de tiro são instituições muito antigas, que tiveram um papel destacado na vida social, cultural e recreativa dos imigrantes. São parte integrante da história catarinense. Hoje, estamos aqui para prestigiar, homenagear e reverenciar os 80 anos da Sociedade e prestar um tributo de reconhecimento e agradecimento às famílias fundadoras da Sociedade Vitória”, disse a secretária que representou o prefeito Jair Franzner.

Durante o cerimonial, também foi lembrada a importante contribuição da voluntária Sibíla Dallmann Ramthunn, responsável pela cozinha por muitos anos, período em que repassou muitos ensinamentos da culinária alemã, além de ser uma incentivadora da Küchenmarch (marcha das cozinheiras), uma tradição que tem como objetivo homenagear as pessoas que preparam a comida nas festas da Sociedade.

Antes do início do tradicional desfile de “busca de rei” houve a entrega da Moção de Aplauso alusiva aos oitenta anos da Sociedade Vitória, proposta pelo deputado estadual Vicente Caropreso.

Participaram do desfile, autoridades, sócios da Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz e das sociedades convidadas, que se deslocaram até a Igreja Luterana Comunidade da Paz para buscar os reis e rainhas do tiro.

Notícias no celular

Whatsapp