Situação de ponte em Nova Veneza será discutida

Discussão sobre problemas com a “Ponte dei Morosi” vem se arrastando por oito anos - Foto: Divulgação/PMNV

Por: OCP News Criciúma

29/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 29/04/2024 - 13:33

Um imbróglio que vem se arrastando por oito anos em Nova Veneza pode estar perto de um final. Este é o caso da interdição de uma ponte na região central do município que será tema de reunião no Teatro Municipal, a partir das 19h desta segunda-feira (29). O encontro contará com a presença do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Codeplan) e de Laércio Telles, engenheiro especialista, responsável pelo laudo técnico.

O local está temporariamente sem acesso aos pedestres, depois que ficou observado que a estrutura da passarela estaria comprometida e, com isso, poderia provocar algum acidente. A obra foi inaugurada na última semana da gestão municipal anterior (Evandro Gava).

“Hoje está interditada por recomendações da empresa que fez o laudo. Na segunda-feira (hoje) os técnicos da empresa estarão em Nova Veneza para explicar o resultado da perícia para a população”, completa Rogério Frigo, prefeito municipal.

A “Ponte dei Morosi” faz parte de projetos culturais elaborados pelo falecido historiador, Nicola Gava. No projeto original, constava uma cobertura na ponte (de madeira), o que não foi feito pela antiga administração. Desta forma, o local ficaria semelhante a uma antiga ponte que existia na cidade. Após a análise do laudo pericial que foi feito por uma empresa de Jaraguá do Sul – que ficou responsável pela vistoria técnica – o Governo Municipal vai resolver quais os próximos passos a serem tomados para resolver a questão de infraestrutura.

A “Ponte dei Morosi” é uma passarela, que no dialeto vêneto significa Ponte dos Namorados. A obra é uma alusão à primeira ponte de madeira construída em 1936. A romântica ponte foi ponto de encontro de várias gerações, testemunhado pelos jovens da época. Ela fica localizada no Centro de Nova Veneza, sobre o Rio Mãe Luzia. Além de ponto de fotos para vários casais, hoje quem visita Nova Veneza pode pendurar cadeados na ponte como símbolo de amor eterno.

* Informações do Portal TNSul

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.