A jornada em busca do conhecimento abre portas para o crescimento pessoal e, também, profissional. Pensando nisso, o SisTex, primeiro condomínio industrial de sistemistas têxteis do país, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), realizou o Curso de Tecelão.
Foram 160 horas de capacitação e, nesta segunda-feira, dia 16, no auditório do Sistex, aconteceu a formatura da primeira turma. No total, 17 alunos receberam a certificação, que representa a oportunidade de buscar uma vaga em um setor da indústria que é um dos mais dinâmicos e representativos na economia de Santa Catarina: o segmento têxtil.
As aulas, teóricas e práticas, tiveram o intuito de preparar esses profissionais para executarem os processos de fabricação em tecidos de malha, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. A formação foi totalmente gratuita, facilitando o acesso e contribuindo para a força da qualificação no mercado de trabalho como um todo. Desta forma, o projeto cumpre um dos principais objetivos do SisTex, que nasceu com a missão de ser um apoio para a cadeia industrial, impulsionando parcerias, gerando conexões e fomentando os negócios.
Cristiano Carvalho, 24 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), conta que buscou o curso movido pela vontade de mudar a própria vida. “Eu estava em um ciclo que eu não conseguia sair, em um emprego que não via futuro. Minha avó mora aqui em Jaraguá do Sul e me disse que aqui eu encontraria oportunidades. Quando meu contrato de trabalho acabou, decidi vir e a primeira coisa que fiz ao chegar na cidade foi me inscrever neste curso”, relembra.
Antes mesmo de concluir a formação, ele conquistou um espaço no mercado de trabalho como preparador de malhas. “No início, parecia algo difícil de aprender, mas conforme eu fui fazendo o curso, já fui chamado para uma vaga em uma indústria têxtil. Acredito que o curso deu muita força para o meu currículo. Atualmente, estou empregado e só tenho a agradecer essa jornada e essa grande oportunidade“, revelou.
Já Daniel Nascimento Rodrigues, 28 anos, natural de São Paulo (SP), conta que já trabalha na área têxtil e entrou no curso pensando na importância do aperfeiçoamento. “Foi um aprendizado bem completo, teórico e prático. Certamente, essa experiência abre portas para o meu futuro profissional“, afirmou.
O idealizador do SisTex, Giuliano Donini, também enalteceu a iniciativa. “A gente abriu as portas do nosso espaço para esses profissionais se qualificarem porque é nisso que a gente acredita. Acreditamos na força do trabalho e em uma sociedade colabotativa”, resumiu. “Esse é um início. Uma oportunidade de aprender. Mas, o aprendizado nunca acaba. É com experiências, erros e acertos que conquistamos a excelência”, motivou Julio dos Anjos, professor do curso.
De acordo com os organizadores , novas capacitações, na área têxtil, estão previstas na sequência, portanto, os interessados podem aguardar por novas aberturas de vagas.