O Sirecom Grande Florianópolis realiza nesta sexta-feira, às 15h, em sua sede, a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, dando início a um novo ciclo institucional à frente de uma das mais tradicionais representações sindicais do comércio catarinense.
Assume a presidência o representante comercial e administrador Orivaldo Besen, tendo como Diretor Secretário Carlos Manuel Romani e Diretor Tesoureiro João Maria Matos. Integram ainda a nova diretoria Rinaldo Tadeu Gertrudes, Sandro Fabian Pires, Henrique Luchezi, João Pedro da Silva Rosa, Laudelino Marcio Lopes e Haroldo Luiz Figueiredo, todos como diretores.
Com origem na década de 1930, o hoje Sirecom Grande Florianópolis é sucessor da antiga Associação Profissional de Representantes Comerciais e teve papel precursor no movimento que resultou na criação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio-SC).
Para Orivaldo Besen, a nova diretoria inicia os trabalhos com foco na continuidade institucional e no respeito à trajetória histórica do Sirecom Grande Florianópolis. Ele ressalta, em especial, o papel dos precursores do movimento sindical do comércio em Santa Catarina, responsáveis pela criação da Fecomércio-SC.
“Assumimos o Sirecom Grande Florianópolis com respeito à história construída por gerações de dirigentes e representantes comerciais. É impossível tratar do presente sem reconhecer aqueles que ajudaram a estruturar o movimento sindical do comércio no Estado e foram decisivos para a criação da Fecomércio-SC”, destaca.
Segundo Besen, a proposta da gestão é ampliar o papel institucional da entidade, que hoje representa mais de 7 mil representantes comerciais. Na avaliação do presidente, o Sirecom deve atuar para além da representação sindical tradicional, funcionando como um espaço permanente de valorização e aperfeiçoamento da profissão.
O Sirecom não é apenas um sindicato. É um ecossistema de valorização e aperfeiçoamento da profissão de representante comercial, onde vamos atuar com foco em economicidade, na valorização profissional e na eficiência na gestão. Trabalharemos para que a entidade siga sendo um instrumento moderno, representativo e alinhado às transformações do mercado”, afirma.
A nova diretoria trabalha com o desafio de ampliar serviços, novos sócios, fortalecer a representatividade política institucional e intensificar ações de capacitação e integração da categoria, reforçando o papel do representante comercial como agente estratégico da economia em Santa Catarina.
Trajetória histórica na representação comercial
Com origens na década de 1930, o Sirecom Grande Florianópolis consolidou-se como entidade representativa dos representantes comerciais, com atuação marcada pela organização da categoria e pelo fortalecimento institucional. Oficializado em 1948, com reconhecimento do Ministério do Trabalho, o sindicato teve papel decisivo na fundação da Fecomércio-SC no mesmo ano.
A partir de 1993, um novo ciclo de expansão ampliou a base territorial e os serviços oferecidos, resultando na consolidação do Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis, denominação adotada em 1998.
Atualmente, o Sirecom integra o Sistema Confederativo do Comércio, é filiado à Fecomércio-SC e à CNC, participa de instâncias como Senac-SC, Sesc-SC e CORE-SC, e representa municípios da Grande Florianópolis e do litoral sul catarinense. Sua missão é defender e valorizar os representantes comerciais, promovendo um ambiente de negócios favorável e o fortalecimento da categoria.
Serviço
- O quê: Posse da nova diretoria do Sirecom Grande Florianópolis
- Quando: 23 de janeiro (sexta-feira), às 15h
- Onde: Sede do Sirecom Grande Florianópolis
- Quem: Nova diretoria, convidados e imprensa
- Endereço: Rua José Vitor da Rosa, 19 – Barreiros