Jaraguá do Sul vai sediar neste sábado (1º), entre 8h e meio-dia, um Simulado de Múltiplas Vítimas promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, em conjunto com os Bombeiros Voluntários do município. O objetivo – a exemplo do simulado que ocorreu em maio deste ano – é aperfeiçoar a integração, a comunicação e a capacidade de resposta dos órgãos e entidades envolvidas em um cenário de emergência complexo, com grande número de vítimas.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, observa que será utilizado um volume grande de viaturas tanto em Jaraguá do Sul quanto nas cidades vizinhas. “Mas o pessoal não precisa se preocupar que se trata apenas de um treinamento para a gente melhorar e atender cada vez melhor a nossa comunidade”. Ele destaca que o atendimento a múltiplas vítimas é algo que não acontece com frequência, por isso o treinamento é fundamental para que, caso ocorra, seja feito um atendimento eficiente e rápido, e que o simulado também vai testar a capacidade de atendimento dos hospitais.
Rafael Aquino, bombeiro voluntário que atua na parte operacional em resgates, destaca que será um dos maiores simulados do país. “Com isso, nos capacitamos cada vez mais, identificando possíveis pontos falhos e nos preparando para qualquer situação que possa ocorrer”, diz.
O bombeiro voluntário Reginaldo Rochadel Marcelo Júnior, também integrante do efetivo operacional, completa que o principal objetivo do simulado é “promover a integração entre as entidades envolvidas, reforçando a importância do trabalho conjunto, da comunicação eficiente e da resposta coordenada em situações de emergência complexas”.
O diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, afirma que a iniciativa reforça o compromisso com a prevenção, o preparo e a resposta rápida em cenários críticos. “O aprimoramento constante da rede de atendimento faz toda a diferença em situações críticas. Esperamos que nunca aconteça, mas se ocorrer é preciso estar preparado”.
A atividade contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Científica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) básico e avançado, helicópteros Águia, da Polícia Militar, e Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar, além das Defesas Civis de Jaraguá do Sul, Massaranduba e Guaramirim. Na área da saúde, integram o exercício o Hospital São José, Hospital Santo Antônio, Hospital e Maternidade Jaraguá, Hospital João Schreiber e a Regional da Secretaria de Estado da Saúde, compondo uma ampla rede de apoio ao atendimento emergencial. A Prefeitura de Jaraguá do Sul será parceira da ação.