Os transtornos de aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), podem representar desafios significativos para crianças e adolescentes em seu percurso educacional. Essas condições, muitas vezes incompreendidas, podem resultar em barreiras que afetam não apenas o desempenho acadêmico, mas também a autoestima e o desenvolvimento social desses jovens.
Em Joinville (SC), o Instituto You.Up, uma organização privada sem fins lucrativos, tem se dedicado a transformar essas barreiras em oportunidades, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de crianças e adolescentes que enfrentam essas dificuldades. Com uma equipe especializada, o Instituto oferece suporte educacional para crianças de 5 a 17 anos, matriculadas em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, que apresentam transtornos como dislexia, TDAH, discalculia, entre outros.
Somente no município, cerca de 700 crianças e adolescentes são diretamente beneficiados pelo trabalho do Instituto, que realizou mais de 16 mil atendimentos desde o ano de 2022.
Dar protagonismo a quem merece
“O compromisso do Instituto vai além do atendimento clínico. Ele incentiva o protagonismo das crianças e adolescentes que atende, envolvendo suas famílias e educadores em todo o processo”, relatou Izabel Câmara, Gestora de projetos do Instituto You.Up.
Acreditando que a inclusão começa em casa e se estende à comunidade, o Instituto oferece formação docente para os educadores lidarem com as complexidades das dificuldades de aprendizagem.
“A educação transforma vidas, amplia horizontes e gera oportunidades para um futuro pleno, digno e que contribui para a renovação da sociedade, criando um mundo mais justo, inclusivo e próspero,” explica Vanessa Bertani, fundadora do Instituto You.Up.
Respeitar as diferenças e criar oportunidades
Para ampliar o impacto de sua missão, o Instituto You Up realiza anualmente o Simpósio You.Up, um evento que se tornou referência na discussão sobre inclusão educacional em Joinville e região. Neste ano, o 2º Simpósio You.Up abordará o tema “Inclusão na Educação: Respeitar as Diferenças, Criar Oportunidades” e acontecerá no dia 24 de agosto, na Diocese de Joinville.
O evento contará com palestrantes renomadas, como Marta Relvas, Camila León, Alexandra Amadio Belli e Danielle Bartira, profissionais que trazem consigo vasta experiência e paixão pela inclusão educacional. Com a possibilidade de participação online ou presencial, o simpósio oferece uma oportunidade única para educadores, pais e profissionais da área de se engajarem em práticas inclusivas.
“Mais do que um evento, o simpósio é um convite à reflexão e à ação, para que juntos possamos construir uma sociedade onde todas as crianças tenham a chance de aprender e prosperar, independentemente de suas dificuldades,” destaca Vanessa Bertani.