Símbolo de paz e harmonia: saiba porque Guaramirim é a Cidade das Guirlandas

Por: Maria Luiza Venturelli

27/08/2022 - 09:08

Elas são símbolo de paz, felicidade, harmonia, boa sorte e dão um toque especial para as residências e comércios. As guirlandas são também uma forma de dar boas-vindas aos visitantes e a épocas especiais. Em Guaramirim, mais do que representações marcantes que remetem ao clima natalino, elas são utilizadas em diversas datas comemorativas.

São consideradas uma marca registrada da cidade, que em 2017 ganhou o título de “Cidade das Guirlandas”. O projeto é resultado de uma união entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Foto: Prefeitura de Guaramirim

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico utilizou a guirlanda como elemento para fomentar o turismo, que é a atividade econômica que mais cresce no mundo. O título busca chamar a atenção para a qualidade de produtos e serviços que Guaramirim oferece.

Além disso, a cidade fica perto de grandes centros econômicos, como Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, além de Pomerode, que promove eventos que atraem milhares de turistas mensalmente. Isso gera um grande movimento de pessoas que diariamente percorrem as rodovias que cortam o município.

A guirlanda foi escolhida pois é uma forma de dar boas vindas a quem chega ao Vale do Itapocu, já que Guaramirim está na entrada dele, além de chamar o guaramirense para reforçar o amor pela cidade. Também é uma forma do comércio aproveitar as datas e incrementar a decoração, atraindo o consumidor local.

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Guaramirim, Ângelo da Silva, a decoração com guirlandas foi usada primeiramente no Natal e na Páscoa, mas depois passou a ser marca registrada de outras datas, tornando as ruas mais atraentes e aconchegantes para moradores e visitantes.

“Atualmente o município trabalha outras datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, aniversário do Município e Dia das Crianças”, explica.

Foto: Prefeitura de Guaramirim

O projeto também promove a união entre a população e convida escolas, comerciantes e empresários a aderirem às guirlandas em suas decorações. Além de todo comércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial (Aciag) de Guaramirim, prestadores de serviços, instituições e a comunidade participam do projeto instalando guirlandas nos estabelecimentos.

Ângelo também conta novidades que prometem chamar ainda mais atenção para as guirlandas.“Recentemente foi criada a ‘Associação Guaramirim – Cidade das Guirlandas’, que tem como objetivo fortalecer e ampliar ainda mais o projeto. Fazem parte dessa associação a Aciag e o CDL”, conta.

Símbolo de paz e união

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Quem anda pelas ruas centrais de Guaramirim, percebe que as guirlandas estão por todos os cantos. A presença se torna ainda mais marcante em épocas natalinas, quando o município prepara uma programação especial para todos os moradores e visitantes.

Foto: Prefeitura de Guaramirim

O fim de ano de 2022 promete várias novidades e temas que relembrem a magia que se torna mais marcante nessa época. O mês de dezembro é repleto de apresentações culturais, feiras, exposições e shows que prometem encantar o público visitante, além da Casa do Papai Noel.

Apesar de ser mais lembrada como uma representação natalina, a guirlanda também remete a outras datas comemorativas marcantes, como a Páscoa. Em Guaramirim, o sentimento de harmonia e paz que o objeto provoca está presente também nesta data.

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Todos os anos, guirlandas são enfeitadas para os postes principais da cidade e também as praças, trevos e a tradicional Casa do Coelho da Páscoa. O objetivo é que a população perceba esses enfeites e reflita sobre a renovação que a Páscoa propõe e o quanto reforça os sentimentos de amor, fraternidade e compaixão.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc