Sexta-feira começa com chuva e previsão indica reviravolta no tempo para o fim de semana

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

22/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 22/09/2023 - 09:24

A sexta-feira amanheceu com chuva e trovoada em Criciúma e região. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o forte calor, combinado a disponibilidade de umidade e a formação de um sistema de baixa pressão, favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados.

Por causa da maior disponibilidade de umidade, algumas áreas são mais favoráveis para a ocorrência de temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e até granizo. Não estão descartadas ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas localizadas, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Temperatura

Com a condição, há uma reviravolta na temperatura que antes previa muito sol e até 34 graus para o fim de semana. Nesta sexta, o tempo ainda segue abafado e a máxima em Criciúma chega aos 31 graus. No sábado e domingo, não passa de 24 graus, com condição de chuva.


Confira a previsão

Sexta-feira (22/09):

Tempo: sol e calor em SC, com mais nuvens e chuva com trovoadas no decorrer do dia no Litoral Sul, atingindo as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo. No Extremo Oeste a chance de chuva é menor.

Temperatura: elevada com sensação de abafado.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, fortes no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar quente em SC. Cavado (área de baixa pressão) no RS.

Sábado (23/09):

Tempo: a primavera começa ensolarada na maioria das regiões de SC. No Litoral Sul, as nuvens aparecem mais e tem condição de chuva isolada a qualquer hora do dia.

Temperatura: elevada com sensação de abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar quente em SC. Cavado (área de baixa pressão) no RS.

Domingo (24/09):

Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde aumento de nuvens e chuviscos isolados no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido ao avanço de uma frente fria.

Temperatura: elevada com sensação de abafado, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste a sul, moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

Segunda-feira (25/09):

Tempo: sol entre nuvens em SC. No Litoral Sul, mais nuvens e chuva ocasional. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte chuva fraca à noite, devido à circulação marítima.

Temperatura: mais elevada no oeste e baixa no leste do Estado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Terça-feira (26/09):

Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, mais nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia devido a formação de um sistema de baixa pressão. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

Temperatura: mais baixa.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)