Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sete trabalhos de Jaraguá vão para a Feira Catarinense de Matemática

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

18/10/2023 - 13:10 - Atualizada em: 18/10/2023 - 14:59

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul envia no dia 8 de novembro seis grupos de trabalho que se destacaram na Feira de Educação Matemática em Jaraguá. Também um trabalho do Senai de Jaraguá participará da edição estadual da feira, totalizando sete trabalhos de Jaraguá na Feira Catarinense. Um dos grupos da rede municipal de educação é o da professora Lidiane Silveira Viana, dos 3ºs anos da Escola Machado de Assis, do bairro João Pessoa.

O trabalho “Mutiplica QR – Explorando a multiplicação através de vivências interativas” se destacou na feira municipal. O projeto envolveu todos os 54 alunos das duas turmas de 3º ano, manhã e tarde. Mas não foram só os alunos envolvidos. Familiares participaram ativamente, ajudando a conseguir materiais recicláveis e a confeccionar os brinquedos. O projeto envolve brinquedos, precificação, multiplicação e QR-Code. A professora Lidiane explica que os alunos determinaram o preço de cada brinquedo que haviam confeccionado, sendo o preço uma operação de multiplicação. “Por exemplo, o preço de um carrinho era 5×3. Para saber o preço final era necessário multiplicar os números e, com isso, fixar a tabuada”, detalha Lidiane.

A aluna Fabrinny Samária Corrêia Teixeira, nove anos, que vai para Criciúma pela primeira vez no dia 8, conta que a parte de confeccionar o brinquedo em casa com a ajuda dos pais foi do que mais gostou. Ela – do período da manhã – e um aluno do 3º ano da turma da tarde serão os representantes da turma na Feira Catarinense de Matemática.

A secretária de Educação Emanuela Wolff destaca a capacidade e criatividade das turmas que participaram da Feira de Educação Matemática e das que vão apresentar seus projetos em Criciúma. “A Secretaria de Educação tem foco no trabalho pedagógico realizado nas escolas, promove e apoia as feiras, que são só uma amostra do que acontece dentro das salas de aula, com professores capacitados que estimulam o aprendizado dos alunos”, ressalta Emanuela.

A Feira Catarinense de Matemática acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Parque das Nações, em Criciúma.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).