A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (7), uma sessão especial em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Santa Catarina (OAB-SC) pelos seus 90 anos de criação. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL) e reuniu lideranças políticas e representantes de poderes e órgãos públicos.
Na ocasião, também foram homenageados a presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio, e os dirigentes das 53 subseções da Ordem existentes no estado.
Na abertura, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou a OAB-SC como uma das mais antigas e atuantes seccionais da Ordem em todo o país, e que presta relevantes serviços no contexto social e na defesa das garantias constitucionais.
“Quis o destino me agraciar com a presidência desta sessão tão nobre, que presta homenagem à classe à qual integro. Uma entidade quase centenária que muito contribuiu e vem contribuindo pelo estado democrático de direito, pela cidadania e pelo acesso à justiça.”
Ele também parabenizou a cada integrante da entidade, afirmando que o Parlamento catarinense sempre estará junto à OAB na busca por uma sociedade “mais livre, justa e solidária”.
O deputado Ivan Naatz, que também atua como advogado, ressaltou o papel da OAB na defesa da categoria, ação que, de acordo com ele, mantém os advogados em equilíbrio de poder com os integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário.
“Por isso a OAB sobrevive esses 90 anos, por isso ela cresce, por isso ela se destaca e tem essa credibilidade que todo catarinense deposita nela. 90 anos não é para qualquer um, para qualquer instituição. São 90 anos de uma vida em defesa de princípios, de pautas e de causas”, completou.
Falando em nome dos homenageados, Rodrigo Eduardo Soethe, que preside a subseção de Blumenau, destacou o trabalho realizado nas representações regionais da Ordem. Segundo disse, somente a subseção de Blumenau conta com aproximadamente 400 advogados, que integram diretorias, conselhos e comissões, e realizam atividades junto à sociedade.
“Se nós, presidentes, trouxéssemos aqui a esta sessão todos os que nos auxiliam, certamente não teríamos lugar para tanta gente. Então, em nome deles e de todos nós aqui presentes, é que agradeço esta homenagem.”
70 mil advogados
Na condição de presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio afirmou que a entidade representa hoje quase 70 mil advogados em todo o território catarinense, por meio de 53 seccionais.
Ela fez uma fala de agradecimento a todas as pessoas que, por meio de trabalho voluntário, contribuíram para o desenvolvimento da seccional catarinense e a transformaram em referência nacional.
“Se hoje nós podemos gritar aos quatro cantos que nós somos exemplo para os outros estados é porque todos aqueles que nos antecederam fizeram por todos nós. E hoje eu me sinto uma mulher privilegiada em poder usar desta tribuna e agradecer em nome de todos aqueles que passaram pelo sistema OAB e que fizeram história, fizeram acontecer e que hoje nós podemos homenagear.”
Na mesma linha, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn lembrou a fundação da seccional catarinense da OAB, em 1º de janeiro de 1933, em Florianópolis, pelos advogados Nereu Ramos, Edmundo Acácio Moreira, Pedro de Moura Ferro, João Bayer Filho e Affonso Wanderley Júnior.
“A OAB-SC é uma ideia plantada há 90 anos por brilhantes seres humanos, uma ideia que frutificou, uma semente que se tornou árvore, que juntamente com as demais seccionais deste país e suas subseções construiu nos âmbito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, um arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia e que tem no artigo 133 da nossa Constituição o reconhecimento expresso desta nossa profissão como indispensável à administração da Justiça.”
Personalidades homenageadas
- Cláudia da Silva Prudêncio
- Wolmar Alexandre Antunes Giusti
- Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli
- Emmanuelle de Souza Teixeira
- Wagner Batista Cardoso
- Rodrigo Eduardo Soethe
- Pátila Vandresen de Souza
- Ildete Regina Vale da Silva
- Antônio Rubiano Schmitz
- Maikon Rafael Matoso
- Eduardo Martins Nunes
- Renato Matar Cepeda
- Maria Tereza Zandavalli Lima
- Márcio Sandro Dal Piva
- Marceli Cristia Gagiola
- Alisson Murilo Matos
- Carlos Leonardo Salvadori Didoné
- Guilherme Cícero Moreira Maran
- Rodrigo Riegert
- Natacha Caroline Figueiredo Pause
- Charles Knihs de Medeiros
- Pierre Vieira Roussenq
- Caroline Schork dos Santos Hilário Arnhold
- Ana Paula Colzani
- Tabitha Bittencourt Zanella Pilatti
- Deborah Gumz Lazaris Pinto
- Janaina Barea Corbari
- Oliver Jander Costa Pereira
- Marco Antonio Souza Arruda
- Matheus Carpes Lameira
- Jeison Maikel Kwitschal
- Luciana Fabris
- Roberta Elisa Correa
- Ramirez Zomer
- Ezair José Meurer Júnior
- Leocir Roque Dacroce
- Henrique Schuh
- Luciano Ribas Passos
- Rui Cesar Voltolini
- Carlos Alexandre Beirão
- Maurício Martins Willemann
- Nazira Maria Mattar Ferraz
- Eugenio Hugen Pagani
- Pedro Adilão Ferrari Júnior
- Deborah Cristian de Mello Garbin
- Guilherme Nardi Netto
- Monica Costa Caldeira
- Priscilla Pimentel Feller
- Raquel Zanolla
- João Batista Blasius
- Geraldo Machado Cota Junior
- Roberto Bittencourt Olinger
- Fernanda Oliveira
- Luiz Gustavo Burtet