Momentos de grande emoção marcaram a cerimônia de comemoração dos 89 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de Jaraguá do Sul, na noite desta quinta-feira (23), no Pequeno Teatro da Scar. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e teve como objetivo principal homenagear servidores pela contribuição dada ao serviço público municipal. Foram dez pessoas homenageadas, todas elas atuam desde a década de 1980 na Prefeitura de Jaraguá do Sul.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, mencionou que, como servidora pública de carreira, ocupante de cargos eletivos por diversos mandatos e tendo dedicado 44 anos da vida à área da administração pública, sentiu-se lisonjeada em fazer parte desse momento tão especial, em homenagem a quem faz a máquina pública funcionar.
“Os setores da indústria, do comércio e dos serviços, que tanto desenvolvimento trouxeram para nossa cidade, são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo excelente nível de suas empresas. Isso, inegavelmente, é um reflexo da visão arrojada de seus empresários e da alta qualificação de seus profissionais”, disse ela.
Ela destacou ainda que, da mesma forma, Jaraguá do Sul desponta como campeã geral entre as cidades de médio porte, seja por seus indicadores sociais, seja pelo elevado nível de serviços prestados à população, na saúde, educação, saneamento, segurança, cultura, esporte, lazer, ou pela modernização de sua gestão, implantada nos últimos anos.
“São conquistas que só foram possíveis pelo envolvimento diário e pela capacidade técnica dos servidores públicos municipais”, completou, citando como exemplo a publicação da Revista Isto É na edição de junho de 2022, estampando em seu título: “Jaraguá do Sul: sinônimo de qualidade de vida”.
“Esse status de cidade com excelente nível de qualidade de vida, não se consegue da noite para o dia e nem por um determinado setor isolado. Como disse nosso Prefeito Jair Franzner em entrevista à revista: “foi a disciplina absoluta frente aos cinco pilares dentro da administração: gestão e transparência; empreendedorismo e geração de emprego; educação; infraestrutura e qualidade de vida. Todos estes setores com um firme propósito de inovação, que é o norte da atual administração”.
Nesse contexto, de acordo com a secretária, é preciso ressaltar o importante papel de cada servidor público municipal para que a chamada “máquina pública” funcione cada vez melhor, entregando serviços de qualidade à população, aumentando a eficiência em cada setor, investindo tecnicamente e de maneira eficaz, cada centavo arrecadado. Ao se dirigir diretamente aos homenageados da noite, Natália Petry enfatizou que cada um é merecedor dessa honraria, pela sua história de vida dedicada à comunidade jaraguaense. “Quero parabenizá-los por todas aquelas tarefas realizadas todos os dias, anonimamente, mas que são fundamentais para o funcionamento de toda a estrutura administrativa do município”, completou. Para abrilhantar a cerimônia, a Orquestra Jovem da SCAR, fez uma apresentação especial.
“A homenagem para os servidores mais antigos na ocasião da comemoração aos 89 anos de Emancipação Político Administrativa de Jaraguá do Sul é um reconhecimento da atual administração fazendo referência aos serviços prestados de longa data por mim e meus colegas saudados na oportunidade. Tal contemplação fez recordar memórias significativas boas e não tão boas mas que fazem parte do processo de crescimento e evolução. Viver e sentir, hoje, todo trabalho realizado me faz acreditar que os desafios que sei que ainda virão serão conquistados”, disse o servidor Nirton Hanemann, Gerente Administrativo e Financeiro, admitido em fevereiro de 1987.
Os homenageados com os certificados de Menção Honrosa foram:
• Osmar Gunther, admitido em 16/09/1980 no cargo de Engenheiro;
• Valmor Augustinho Zimmermann, admitido em 23/03/1983 no cargo de zelador;
• Luis Carlos Winter, admitido em 16/05/1983 no cargo de Fiscal de Atividades Urbanas;
• Rivair Bachmann, admitido em 03/05/1984 no cargo de Oficial Administrativo;
• Marcio Bylaardt, admitido em 07/01/1986 no cargo de Oficial Administrativo;
• Nirton Hanemann, admitido em 16/02/1987 no cargo de Escriturário;
• Valdenor Correia Mineiro, admitido em 01/07/1987 no cargo de Agente Administrativo;
• Lenita Malheiro, admitida em 09/07/1987 no cargo de Agente Administrativo;
• Marco Antonio Pereira, admitido em 02/10/1987 no cargo de Técnico em Agropecuária;
• Karina Janice de Bittencourt Katcharowski, admitida em 20/01/1988 no cargo de Programadora.