O Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá, completou na segunda-feira (17), 90 anos de fundação. A construção destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano. A fachada principal, com tijolos à vista, iniciou no ano de 1929 e a inauguração da primeira parte aconteceu 1932, recebendo os primeiros seminaristas.
Em 1953 iniciou-se a construção de uma outra ala, com um estilo mais moderno que a anterior e que hoje abriga a Capela e o Museu Irmão Luiz. A nova capela foi construída pelo padre Antônio Enchelmeyer, que também realizou a construção de um salão de teatro, que já foi palco de inúmeras peças e encenações.
O Seminário possui pastagens para gado de corte, criação de suínos e peixes, cultivo de hortaliças, frutas e plantas ornamentais. Foram construídos também, campos e quadras de esporte, e um amplo salão de jogos, no ano de 1970.
A última ala que foi construída é a que abriga as salas de aula, o dormitório dos seminaristas, o refeitório e dependências da cozinha.
Nos dias atuais o Seminário de Corupá é a sede da Província Brasil Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, além de ser referência turística da região, desenvolvendo ações e obras para atender cada vez melhor tanto peregrinos como turistas.
Em comemoração à data de aniversário, foi montada uma exposição online, “90 anos, 90 imagens, para cada ano uma foto, para cada foto, uma história”, para resgatar a caminhada de formação de sacerdotes e religiosos, não esquecendo a causa da promoção humana.
A exposição fotográfica relata o cotidiano do Seminário em suas diversas particularidades e pode ser conferida neste site: www.museuirmaoluiz.com.br
Horários de funcionamento do Seminário:
O espaço externo é aberto ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, aos sábados das 12h às 18h, e domingos das 9h às 18h.
Fotos:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/TurismoCorupá

Foto: Divulgação/TurismoCorupá

Foto: Divulgação/TurismoCorupá