Seminário em Joinville aborda técnicas de rastreamento humano e com cães

Foto: Pixabay

Por: OCP News Joinville

31/08/2023 - 15:08 - Atualizada em: 31/08/2023 - 15:36

A Defesa Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) realizam o “Seminário de rastreamento humano e rastreamento com cão”.

O evento será nesta sexta-feira e sábado (1º e 2), na Expoville, entre 8h e 18h.

 

 

“O seminário visa a troca de conhecimento e a capacitação em técnicas de rastreamento para aumentar as capacidades das agências de segurança, salvamento e proteção civil”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Especialistas e peritos das Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná e da Polícia Científica serão os palestrantes.

Entre os temas abordados, estão técnicas de rastreamento humano empregadas em investigação criminal, no bioma caatinga, em operações policiais de alto risco, no combate ao tráfico de drogas, em missões de busca e salvamento terrestre e recuperação de corpos.

Sobre o emprego de cães, os especialistas vão abordar o trabalho dos cães farejadores como prova nos processos judiciais e investigações nos casos criminais. Também vão mostrar como os odores são processados no cérebro e influenciam o comportamento dos animais. Os palestrantes vão falar também sobre a atuação conjunta do rastreamento humano e com cães.

Na sexta-feira durante o dia e no sábado pela manhã, as atividades são teóricas, com palestras e debates. Já no sábado à tarde, a partir das 14h, ocorrem as atividades práticas de busca e captura com as técnicas aprendidas.

Além de um sobrevoo do helicóptero Águia, da 2ª Companhia de Aviação da PM, para demonstrar em campo os efeitos do sobrevoo no cenário onde estão sendo aplicadas as técnicas de rastreamento. Pode ocorrer mudança na programação das atividades práticas em decorrência das condições climáticas.

 

Canil da Guarda Municipal

Atualmente, a Guarda Municipal de Joinville tem um projeto-piloto para a implantação de um canil. Um cão da raça pastor-belga malinois, que pertence a um dos agentes, participa de treinamentos e ações.

Como parte do processo para o regramento da atividade do futuro Grupo de Operações com Cães (GOC), na segunda-feira (28/8), foi publicada no Diário Oficial do Município, a Portaria 48/2023.

A oficialização de um canil na unidade está ligada à tramitação na Câmara de Vereadores do Projeto de Lei Complementar que trata sobre a reestruturação da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.

 

Programação

– Sexta-feira (1º/9)

8h – Abertura e palestra: Doutrina de atuação conjunta do rastreamento humano + rastreamento com cão
9h – Odorologia Forense: o trabalho dos cães farejadores como prova nos processos judiciais e investigações em casos criminais
9h30 – Técnicas de rastreamento humano no bioma Caatinga
10h30 – Intervalo
10h50 – Emprego de cães
12h – Almoço
14h – Do odor a ação: como os odores são processados no cérebro e influenciam no comportamento
16h – Intervalo
16h15 – Técnicas de rastreamento humano empregadas para a investigação criminal
17h – Técnicas de rastreamento humano em operação policial de alto risco
18h – Encerramento

– Sábado (2/9)

8h – Emprego do helicóptero quando equipes em solo estiverem utilizando técnicas de rastreamento
9h – Técnicas de rastreamento humano + rastreamento com cão no combate ao tráfico de drogas
10h – Técnicas de rastreamento humano com cão + rastreamento humano em missões de busca e salvamento terrestre e recuperação de corpos
11h – Mesa redonda (debates) – Possibilidades de emprego de cães para proteção e intervenção em ambientes escolares
12h – Almoço
14h – Prática (demonstração): pista básica de rastreamento humano
14h30 – Busca e captura com emprego de técnicas de rastreamento humano + rastreamento com cão
16h – Sobrevoo da aeronave Águia – demonstração em campo sobre os efeitos do sobrevoo no cenário onde estão sendo empregadas técnicas de rastreamento humano + cão. Atividade sujeita à condição climática
17h15 – Considerações finais