Seminário debate 50 anos da Educação Infantil em Joinville

Fotos: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

13/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 13/03/2024 - 16:35

Nesta quarta-feira (13), profissionais da educação e da rede municipal de Joinville se reuniram em um seminário para resgatar e homenagear a história dos 50 anos da Educação Infantil no município, comemorados em 2024. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação e ocorreu durante a manhã no auditório da Unisociesc.

O seminário refletiu sobre o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo das últimas décadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais, além de resgatar detalhes de como foi pensado o atendimento das crianças desde o início, as transformações que ocorreram ao longo tempo e quais os legados dessa história.

A vice-prefeita Rejane Gambin participou do evento e destacou a importância de resgatar a história da Educação Infantil em Joinville, que é referência para todo o país. “Precisamos fazer essa ponte entre o que foi feito lá no começo dessa história com o que estamos fazendo agora porque muita coisa mudou, mas sempre podemos aprender com as experiências anteriores para podermos avançar ainda mais”, destaca.

O secretário de Educação, Diego Calegari, também ressaltou a caminhada percorrida ao longo das últimas décadas para a construção de uma educação infantil de excelência para as crianças de Joinville. “Neste evento, buscamos honrar essa história encantadora, contada a partir de vozes de quem viveu essa caminhada, para que, olhando para trás, possamos dar passos ainda mais firmes em direção à frente”, diz.

 

Roda de conversa resgata memórias

Para resgatar as memórias das últimas décadas, uma roda de conversa reuniu profissionais que ajudaram a construir a educação infantil. Entre elas, a atual secretária de Educação, Tânia Eberhardt, que foi uma das primeiras educadoras com atuação nos antigos Centros de Educação e Recreação Infantil (atuais CEIs), contou como foi o início do atendimento das crianças, inicialmente pela antiga Secretaria de Bem-Estar Social.

A ex-assistente social com atuação nos CERI’s, Maria Teresa Soares, destacou os principais projetos e atividades que eram realizados nas unidades com as crianças, enquanto a ex-coordenadora da Educação Infantil no município, Edinéia Solange Coral, contou como foi a transição do atendimento da Assistência Social para a Educação, com o surgimento dos atuais CEIs.

Para finalizar a mesa redonda, a atual diretora do CEI Luiza Maria Veiga, Simone Stringari, contou a experiência de atuar na educação infantil em diferentes décadas de história. O encontro foi mediado pela gerente da Secretaria de Educação, Julcimara Trentini.

O seminário encerrou com a palestra “Educação, Educação Infantil e Humanização: a construção política pedagógica da escola da infância sobre os protagonismos das culturas infantis e da criança como sujeito”. O palestrante foi o professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, doutor César Nunes.

Os CEIs da Rede Municipal de Ensino prepararam uma exposição especial aberta à comunidade, com visitação até sexta-feira (15/3). As unidades construíram maquetes para homenagear a história de cada CEI, representando a estrutura e a arquitetura. Em alguns casos, há miniaturas que mostram o “antes e depois” ou ainda réplicas que revelam a evolução ao longo das décadas.