Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Semana será marcada por frio intenso e mar agitado em Florianópolis

Foto: Ewaldo Willerding Neto/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/05/2026 - 07:05

Nesta semana, o avanço de uma intensa massa de ar seco e frio provoca uma nova queda nas temperaturas, com retorno da instabilidade na sexta-feira (22). O sistema também provoca intensificação do vento Sul no Litoral, o que aumenta a sensação de frio. São esperadas rajadas entre 45 e 65 km/h, especialmente entre o Litoral Sul e a região de Florianópolis.

O frio ganha força em todas as regiões a partir desta terça-feira (19), sendo as menores temperaturas esperadas na madrugada e amanhecer de quinta (21). Neste dia, as mínimas variam entre 5°C e 10°C em Florianópolis e região.

Na sexta-feira (22), uma nova frente fria contribui para o retorno da instabilidade em todas as regiões catarinenses. Esse sistema favorece a condição para temporais isolados, acompanhados de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Agitação marítima

Devido aos ventos intensos e persistentes no litoral, a agitação marítima aumenta, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros nas regiões costeiras, trazendo risco para atividades de navegação e pesca.

Essa condição é reforçada entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), devido a intensificação dos ventos no litoral, trazendo também risco de ressaca. São esperadas ondas entre 3,0 e 3,5 metros na região de Florianópolis, com ondas ainda maiores em alto-mar, aumentando o risco para ocorrências associadas ao mar agitado, assim como para condições de erosão costeira.

Previsão do tempo de SC:

Terça-feira (19/05):
Tempo: estável, com mais nuvens e nevoeiros na madrugada e amanhecer. No decorrer do dia o sol predomina em todo o estado de SC.
Temperatura: baixa, com mínimas de 0°C a 5°C nas áreas altas do Oeste aos Planaltos, com condições para formar de geada. No Litoral e Vale do Itajaí, mínimas de 6°C a 12°C. Durante o dia, máximas abaixo de 20°C na maioria das regiões.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.