Semana da Pátria inicia com cerimônia de Troca da Bandeira do Brasil em Criciúma

Foto: Arquivo/Decom

Por: OCP News Criciúma

31/08/2023 - 14:08 - Atualizada em: 31/08/2023 - 14:53

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará nesta sexta-feira (1°) a abertura oficial da Semana da Pátria no município. O primeiro ato em alusão à Independência será a troca da bandeira do Brasil, no Parque da Prefeitura, às 9h. O Pavilhão Nacional será hasteado ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e interpretado por mais de 200 alunos da rede municipal de ensino, acompanhados de professores.

 

“A data que marca a Independência do Brasil precisa ser lembrada e exaltada todos os anos. Precisamos manter vivo o espírito cívico e o amor ao nosso país em nossos corações. Pensando nisso, semanalmente, executamos o hino nacional e o de Criciúma em todas as 63 instituições de ensino do município, a fim mostrarmos a importância do respeito à pátria aos pequenos cidadãos”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

 

Em um primeiro momento, será executado o hino da Independência e, na sequência, o hino de Criciúma. Em seguida, os soldados do exército realizarão o arreamento do Pavilhão Nacional, ao som do hino à bandeira do Brasil e, logo após, a sua dobra. Com a nova bandeira hasteada, será aceso o fogo simbólico, representando o início oficial da Semana da Pátria.

 

Após o ato, a pira será levada até o Parque das Nações, onde ficará acesa até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, sob a guarda dos soldados do exército. O ato terá, ainda, a apresentação de 19 fanfarras e bandas marciais de escolas municipais, com mais de 800 estudantes, que participarão do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro.

 

Sobre a bandeira do Brasil

 

A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pela constituição, ao lado das armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. A atual versão foi apresentada em 19 de novembro de 1889, por meio do decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho foi de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do império.

 

Desfile de 7 de setembro

 

Neste ano, o desfile cívico-militar terá como temática “Criciúma, uma cidade inovadora. Construindo o futuro por meio da Ciência, Educação e Tecnologia”. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (7), na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, a partir das 8h. Ao todo, 102 instituições desfilarão, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.

 

“Como o tema do evento ressalta, Criciúma é uma cidade inovadora, com investimentos na educação integrada, em projetos como os clubes de robótica, que leva ciência e tecnologia para as salas de aula. Além disso, vivemos em um novo momento em nossa cidade, com olhos no futuro. Constantemente, nossos estudantes têm a oportunidade de desenvolverem novas habilidades desde os primeiros anos escolares”, completou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.