A semana promete ser de sol e calor, principalmente no período da manhã e início da tarde, com máxima que deve chegar aos 38 graus em Criciúma nesta segunda-feira, segundo a Epagri/Ciram.
Com o calorão, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para novas ocorrências de temporais típicos da estação.
Nesta segunda, a atuação de uma frente fria provoca temporais que devem começar pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul durante a manhã e avançar em direção às demais regiões ao longo do dia.
Há condições para chuva pontualmente intensa, vendavais e eventual queda de granizo.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
Próximos dias
Na terça-feira (09), novas áreas de instabilidade passam a atuar em Santa Catarina, que combinadas ao calor e umidade novamente favorecem o desenvolvimento de temporais em todas as regiões, especialmente do centro ao leste do estado. Os temporais devem vir com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Na quarta-feira (10), o tempo segue instável em Santa Catarina com o processo de formação de uma nova frente fria no oceano junto ao calor e a umidade. Novamente, há condição para temporais isolados em todas as regiões do estado, com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. Os ventos seguem soprando de direções variadas e com intensidade fraca.
Na quinta-feira (11), o avanço da frente fria provoca chuvas e temporais, especialmente na metade oeste do estado. Na sexta-feira (12), o avanço de um sistema de alta pressão volta a firmar o tempo em Santa Catarina.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina