Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Semana começa com retorno de chuvas intensas e frente fria no Sul

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Priscila Horvat

10/03/2025 - 08:03 - Atualizada em: 10/03/2025 - 08:30

O enfraquecimento do fenômeno La Niña e a chegada de uma frente fria ao Sul do país vão diminuir as temperaturas e aumentam o risco de eventos extremos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo fechado até quinta-feira (13) em todo o norte do país, se espalhando por áreas do Centro-Oeste e Nordeste a partir da tarde desta segunda-feira.

Ao sul do país o tempo típico de verão abre caminho para temperaturas abaixo de 20 graus, que atingem gaúchos e catarinenses desde ontem (9). Bagé, no interior gaúcho, tem mínima prevista de 11 graus nesta segunda, com pouca variação até a quinta-feira. No litoral, o tempo deve ser mais ameno, sem previsão de ventos intensos, mas com o horizonte coberto de nuvens.

O fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim e próximo da condição de neutralidade. O fenômeno ocorre desde dezembro de 2024 e tem afetado áreas cada vez menores, especialmente na última quinzena de fevereiro.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo nota do Inmet, “as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial devem permanecer abaixo da média na primeira quinzena de março, mas tendem a retornar à neutralidade em breve”.

A tendência é de que a condição de La Niña deixe de ser registrada na região ainda neste trimestre, o que favorece o combate a queimadas durante a temporada de secas, que se inicia no final de abril no continente.

SC tem o único destino brasileiro entre os mais acolhedores do mundo em 2025

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.