Semana começa com calor intenso e alerta de temporais

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

15/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 15/01/2024 - 08:13

A partir da tarde desta segunda-feira (15), a combinação de calor e umidade com uma frente fria oceânica, favorece o desenvolvimento de pancadas de chuva e de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A chuva deve iniciar pelas áreas de divisa com o RS, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde e da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

O calor segue intenso na terça-feira (16), principalmente em trechos do Extremo Oeste e Vale do Itajaí, onde as temperaturas se aproximam dos 34/36 graus.

O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. O dia começa com predomínio de tempo firme, mas a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul traz condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral e regiões de divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Na quarta-feira (17), a formação de uma frente fria sobre o RS e posteriormente o avanço desse sistema por SC, favorece a ocorrência de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado vizinho entre a madrugada e manhã.

Entre a tarde e à noite, essa condição somada ao calor nas demais regiões, faz com que a instabilidade avance pelas demais áreas, provocando chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais.

O dia amanhece abafado. O risco permanece baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, sobretudo no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale e Grande Florianópolis. Os ventos sopram dos quadrantes oeste/noroeste com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Entre a quinta (18) e a sexta-feira (19), a influência da frente fria e da área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados. Além disso, apesar de ainda calor, as temperaturas apresentam ligeira diminuição em relação aos dias anteriores.

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina