Selecionados primeiros integrantes do Grupo Municipal de Teatro de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

30/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 30/10/2023 - 15:43

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está criando o Grupo Municipal de Teatro Infantojuvenil, formado por dez atores que passaram por um processo seletivo aberto. Um passo importante para a oficialização do grupo ocorreu na semana passada, com a seleção dos integrantes.

O processo foi dividido em três etapas, iniciando com a apresentação de uma cena teatral para uma banca examinadora, que ocorreu entre os dias dois e nove de outubro. No dia 16, foram entrevistados todos os candidatos e definidos os dez classificados.

Foto: Divulçgaão PMJS

“Na última segunda-feira (23), ocorreu uma reunião com os pais para formalizar a criação do Grupo Municipal de Teatro, , explicou a Coordenadora Pedagógica do Programa Bolsa Cultural”, professora Angélica de Freitas. Segundo os professores, muitos outros alunos estão em condições de integrar o grupo, mas o número foi limitado a dez, levando em consideração que trata-se de um projeto novo. “O crescimento do grupo virá de modo natural, com o passar dos meses”, estima ela.

O clima de descontração marcou a reunião entre os dez atores selecionados, os pais, professores de teatro, onde estavam representando o Município, o gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva e a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry. O gerente de Cultura ressaltou o poder de transformação que a arte e o esporte representam na vida dos jovens e adultos que participam dos programas oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A secretária Natália Petry, deu boas-vindas, parabenizou a todos, falou um pouco das ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e abriu a palavra para que os pais e alunos, que elogiaram a iniciativa e outros programas da cultura, esporte e lazer mantidos pelo poder público municipal. Natália lembrou ainda do papel fundamental dos pais no sucesso dos programas Bolsa Cultural e Bolsa Desportivo.

“Quando vemos um aluno chegando numa aula do Programa Bolsa Cultural, sabemos que, por trás dele, existe uma família apoiando e participando desse momento importante na vida de uma criança ou de um jovem. Sem esse apoio, de nada adiantaria termos criados nossos programas. São mais de dois mil alunos no Programa Bolsa Cultural e ultrapassamos a casa dos seis mil alunos no Programa Bolsa Desportiva. É uma clara resposta da população, aprovando nosso plano de trabalho”, comemorou a Secretária Natália.

O Grupo Municipal de Teatro ensaiará na Estação Cultural, no Centro Histórico de Jaraguá do Sul, em frente ao Terminal Rodoviário Urbano.

Os alunos selecionados para o Grupo de Teatro Municipal, são:

• Leonardo Kanzler Kohler
• Thaisa Bandeira Woytowicz
• Maria Clara Araujo
• Maria Eduarda da Silva Pereira
• Ana Clara Schäffer
• Anderson Cavalcante Alves Júnior
• Fernanda Cristina Oliveira
• Manuela Salvador
• Gabriela Kanzler Kohler
• Laura Guesser do Prado