Neste domingo (22), um sistema de alta pressão favorece a condição de tempo firme e predomínio de sol na maior parte do estado.
Os ventos sopram de norte/nordeste, com intensidade moderada no Litoral Sul e fraca nas demais regiões. Uma massa de ar quente e seco presente no interior do Brasil avança em direção a Santa Catarina, contribuindo para que as temperaturas fiquem mais altas.
Em Criciúma, a máxima pode chegar aos 30 graus.
No final do dia, instabilidades presentes no RS provocam aumento de nebulosidade nas regiões de divisa.
Na segunda-feira (23), um sistema de baixa pressão e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica provocam o retorno das instabilidades ao estado, com condição para temporais isolados entre à tarde e à noite nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no Grande Oeste. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais. Os ventos seguem soprando de quadrante norte, com fraca intensidade.
Estes ventos de norte, que carregam o calor da região central do Brasil, combinados ao predomínio de sol, intensificam a sensação de calor em Santa Catarina. Máxima de 29 graus em Criciúma.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram