A semana começou bem diferente da semana anterior em Santa Catarina. Os temporais frequentes com calor intenso e ocorrências de granizo deram lugar a um tempo mais seco com vento sul persistente e até ausência de chuva em grande parte do estado. Nesta quarta (21), a vegetação rasteira no Vale dos Caminhos da Neve ficou coberta de geada mais uma vez, conforme registrou o fotojornalista Mycchel Legnaghi.
Segundo o sistema Agroconnect, da Epagri, a temperatura no local chegou a 4,44°C, a menor registrada nesta manhã em toda Santa Catarina. Nas primeiras horas da manhã, a máxima no Estado chegou a 21,32°C em Caibi, no Oeste.
De acordo com os especialistas Fernando Rafael e Luiz Eduardo, meteorologistas da Defesa Civil, a geada em Santa Catarina em pleno verão, restrita às áreas mais altas do Estado, pode ser explicada por alguns motivos. Entre eles, três razões se destacam: a influência do fenômeno La Niña e altitude e vales mais profundos nessas áreas mais altas. “O fenômeno La Niña, mesmo que apresentando fraca intensidade, favorece a entrada de anticiclones (sistemas de alta pressão) ainda mais secos no verão. Mesmo que rápidos, esses sistemas costumam trazer jornadas ainda mais frias e com ar bastante seco, o que favorece o resfriamento ainda maior da superfície”, dizem os profissionais.
Essa mudança do tempo foi decorrente do avanço de uma massa de ar mais frio e seco para o Sul do Brasil, na retaguarda da frente fria que provocou as intensas chuvas do final de semana no leste catarinense.
E esta nem foi a primeira massa de ar mais frio em SC neste primeiro mês de 2026. A nota meteorológica emitida pela Epagri/Ciram em 05/01 anunciava: “Janeiro com temperatura baixa e geada ao amanhecer no Planalto Sul de SC”.
No decorrer desta semana, o tempo permanece mais seco no interior de SC, favorecendo as temperaturas amenas na madrugada.