Segunda-feira marca a chegada do outono; confira como será a estação

Por: OCP News Criciúma

20/03/2023 - 08:03 - Atualizada em: 20/03/2023 - 09:02

O outono tem início às 18h25min desta segunda-feira e a Epagri/Ciram prevê como será o período.

O verão terminou com o fim da atuação do fenômeno La Niña (resfriamento das águas na região equatorial do Pacífico), que começou em setembro de 2020 e, depois de passar por intensidades moderada e forte nos últimos três anos, já apresenta aquecimento na área de monitoramento da temperatura da superfície do mar (TSM).

O mês de março deve terminar com totais de chuva mais elevados no Litoral, podendo ficar próximo e localmente acima da média do mês, e com chuva mal distribuída e totais mais baixos no Extremo Oeste e Oeste.

Para o outono de 2023, a previsão é de neutralidade (águas com temperatura normal na região equatorial do Pacífico) e a tendência é de que a estação seja de pouca chuva em SC, com totais próximos a abaixo da média climatológica.

O outono marca a transição entre o verão e o inverno, começando com maior incidência de temporais localizados, chuva forte, raios, granizo e ventania em SC. Porém são comuns veranicos, períodos prolongados com pouca chuva e temperatura mais elevada (acima de 30 graus), especialmente no mês de maio.

Alguns dias devem registrar grande amplitude térmicadiária (diferença de temperatura mínima e máxima do ar). É característica da estação a diminuição do volume de chuva assim com maior umidade relacionada a nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Neste outono de 2023, com indicativo de neutralidade, o frio deve começar na época certa e a previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica, com a chegada de massas de ar frio mais intensas e mais frequentes a partir de abril, com formação de geada ampla, que se estende do Extremo Oeste ao Planalto.

Em especial no mês de junho o frio mais amplo atinge mais regiões do Estado e, em alguns casos, a temperatura baixa e umidade alta poderá proporcionar episódios de neve nas áreas altas.

Durante o outono, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem podem ocorrer no outono de 2023.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

 

 

 

Fonte: Marilene de Lima e Gilsania Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.