Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Secretaria Municipal de Saúde de Araquari realiza ações da campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

Foto: Divulgação

Por: Gabriel JR

29/10/2025 - 07:10 - Atualizada em: 29/10/2025 - 07:28

As mulheres têm o perfil de cuidar de todos ao seu redor, e muitas vezes esquecem de cuidar de si. A campanha internacional Outubro Rosa, existe para lembrar a importância da prevenção, por meio do autoexame e diagnóstico precoce, no combate ao câncer de mama.

É o tipo de tumor que mais mata mulheres no país. Somente em 2023, mais de 20 mil brasileiras perderam a vida para a doença, segundo dados do Painel Oncologia Brasil. O número acende um alerta para a importância do diagnóstico precoce, capaz de aumentar as chances de cura em até 90%.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país deve registrar cerca de 73,6 mil novos casos da doença em 2025.

Dados do Painel Oncologia Brasil mostram que, entre 2018 e 2023, mais de 108 mil brasileiras com idades entre 35 e 49 anos foram diagnosticadas com a doença. Isso significa que uma em cada três pacientes está nessa faixa.

O aumento de casos em pacientes mais jovens resultou em uma mudança na indicação para a mamografia que agora passa a considerar mulheres a partir dos 40 anos no recorte para o rastreamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A indicação para essa faixa etária já ocorria em hospitais privados.

Em Araquari, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de palestras e rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde para falar de diversos temas relacionados à saúde feminina. Na programação foram realizados também preventivos, consultas odontológicas, vacinação, pesagem do Bolsa Família, cafés e brindes. O próximo encontro está marcado para acontecer no dia 31/10, na UBS Rosalina Modesto da Costa, bairro Itapocu, das 13h às 17h.

Como identificar sinais de alerta do câncer de mama

Aparecimento de um nódulo ou massa na mama ou na região da axila, geralmente endurecido ou fixo.

Alterações na pele da mama: vermelhidão, inchaço, aspecto de “casca de laranja”, retração ou espessamento da pele.

Mudanças no mamilo ou saída de secreção: mamilo invertido, secreção sanguinolenta ou aquosa, ferida que não cicatriza na região do mamilo ou mama.

Alterações no tamanho ou forma da mama: aumento ou diminuição súbitos, assimetrias que antes não existiam.

Nódulos ou inchaço em regiões próximas: axila, pescoço ou acima da clavícula podem indicar envolvimento linfático.

Importante: Esses sinais não significam necessariamente câncer — muitas alterações podem ter causas benignas (infecções, cistos, alterações hormonais) — mas qualquer nova mudança merece avaliação médica.

O que fazer

Em primeiro lugar, não se desespere. Consulte um profissional de saúde para avaliação se notar qualquer dos sinais acima. O câncer de mama tem cura, e quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de superar a doença.

Não se esqueça que a prevenção vai além da mamografia e do autoexame, ela passa também pelo estilo de vida saudável. Invista em atividades físicas, alimentação equilibrada, evite álcool em excesso, isso ajuda a reduzir o risco.

Como realizar o autoexame em casa

Realize o autoexame uma vez por mês. Para mulheres que menstruam: cerca de 7 dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis.Para mulheres que já estão na menopausa ou sem menstruação: escolha um dia fixo por mês.

Passo-a-passo

Em frente ao espelho

Fique com os braços soltos ao lado do corpo; observe o tamanho, forma, contorno e coloração das mamas.
Coloque as mãos na cintura e pressione levemente; observe possíveis alterações.
Levante os braços acima da cabeça e observe novamente se há alteração na forma ou na pele.

Pressione suavemente cada mamilo para ver se há secreção; observe mudanças de formato ou posição.

Em pé ou no banho

Muitas mulheres preferem fazer durante o banho, pois a pele molhada facilita o deslizar dos dedos.

Coloque a mão esquerda atrás da cabeça para examinar a mama esquerda (ou vice-versa).

Use os dedos esticados para palpar a mama: faça movimentos circulares – de cima para baixo, cobrindo toda a mama até a axila.

Deitada

Deite-se de costas e coloque um travesseiro ou toalha sob o ombro do lado que vai examinar (isso distribui melhor o tecido mamário).
Levante o braço correspondente por trás da cabeça. Com a outra mão, examine a mama fazendo movimentos circulares e verificando também a região da axila.

O que observar

O autoexame serve para verificar mudanças suspeitas. Algumas coisas que merecem atenção:

Nódulos ou massas endurecidas, principalmente fixas e que não se movem.Alterações na pele: vermelhidão, enrugamento, “casca de laranja”, retrações ou saliências.Alterações no mamilo: inversão recente, secreção (transparente, amarelada ou com sangue) sem motivo aparente.Alterações no contorno, tamanho ou forma das mamas ou axilas.

Confira a programação completa do Outubro Rosa em Araquari

UBS Barra do Itapocu – 10/10/2025

UBS Joaquim Monteiro Cabral – 13/10/2025

Subprefeitura Itapocu – 16/10/2025

UBS João Antônio Ignacio – 18/10/2025

UBS Geny Westrupp – 18/10/2025

UBS Nicanor Corrente – 18/10/2025

UBS Joaquim Monteiro Cabral – 18/10/2025

UBS Mercedes Barauna – 18/10/2025

UBS Rosalina Modesto da Costa, bairro Itapocu – 31/10/2025 – 13h às 17h

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação