Secretaria Municipal de Educação promove semana de formaturas no último semestre de 2023 em Criciúma

Foto: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

07/12/2023 - 16:12 - Atualizada em: 07/12/2023 - 16:28

A última semana foi de comemoração para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e dos Cursos Profissionalizantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, e para os estudantes que participaram do Projeto Golfinho, desenvolvido pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Criciúma. Em solenidades, a Prefeitura de Criciúma realizou a entrega dos certificados de conclusão dos cursos, beneficiando mais de 680 pessoas.

No total, 120 estudantes concluíram o Ensino Fundamental e 91 novos profissionais foram habilitados nas mais diversas áreas para o mercado de trabalho. A EJA atende jovens, adultos e idosos que desejam iniciar ou concluir o Ensino Fundamental.

“A educação transforma vidas e, por isso, a EJA é tão necessária. A educação básica, juntamente aos cursos profissionalizantes, dá aos alunos a oportunidade de desenvolverem competências úteis para a vida cotidiana e para o mercado de trabalho”, afirma o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Em Criciúma, o programa é ofertado em três locais: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rubens de Arruda Ramos (3439-2293), no bairro Jardim Maristela; EMEB Profª. Lili Coelho (3478-7895), no bairro Santa Luzia; e no Bairro da Juventude (3403-2718), no bairro Pinheirinho.

O programa oferece, ainda, cursos profissionalizantes gratuitos, em paralelo à educação básica, em parceria com instituições de Criciúma, como a Abadeus, Bairro da Juventude, Satc e Senai.

“A EJA cria oportunidades de empregabilidade ao investir na dupla jornada educacional, dando a oportunidade de nossos estudantes desenvolverem habilidades essenciais para a vida e para o mercado de trabalho”, relata a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke.

Projeto Golfinho

A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 4º BBM de Criciúma, 470 estudantes da rede municipal de ensino foram formados pelo Projeto Golfinho. A iniciativa contemplou estudantes dos 4º anos de 14 escolas municipais.

O projeto, destinado às crianças, tem como objetivo trabalhar a prevenção de afogamentos e demais acidentes em ambientes aquáticos através de atividades lúdicas.

“Já temos mais de 2 mil alunos formados só neste ano, aumentando a nossa rede de prevenção, visando diminuir o número de afogamentos na área do 4º BBM”, conta o comandante do 4ºBBM de Criciúma, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

As aulas do Projeto Golfinho nas escolas municipais de Criciúma iniciaram em setembro. Além dos estudantes, a cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de familiares e responsáveis, bem como os professores de cada turma e autoridades, como o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o deputado estadual Rodrigo Minotto.

“Esperamos que no próximo ano as escolas possam continuar recebendo o projeto, porque é a partir dele que podemos fazer com que as crianças estejam cada vez mais seguras em ambientes aquáticos”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.