Durante a apresentação da pesquisa da Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023, na última sexta-feira (28), o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, reafirmou a possibilidade “quase certa” de um voo direto entre Florianópolis e Lisboa pela TAP Air Portugal.
“Estamos tomando a frente e trabalhando muito forte nesta relação de ligação entre o aeroporto de Florianópolis e o da Europa. Também estamos atuando com muita responsabilidade e muito compromisso para que possamos desenvolver este trabalho juntos e efetivamente ligar o nosso Estado a outro continente”, cita Neiva.
De acordo com o gerente executivo da Floripa Airport, Kleyton Mendes, a possibilidade “está muito sólida e muito bem desenvolvida”. Segundo ele, “a demanda está em construção e negociação e espera que o anúncio de uma notícia positiva seja logo”.
Em abril, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi premiado pela terceira vez consecutiva como o melhor aeroporto do Brasil. A premiação foi promovida pela SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), por meio do Ministério da Infraestrutura.
Além disso, o gerente executivo da administração do Aeroporto Internacional de Florianópolis, Mendes, manifestou confiança em relação à possível adição do novo voo direto entre Florianópolis e Lisboa. Ele também mencionou o investimento na diversificação dos destinos internacionais e citou três exemplos bem-sucedidos: Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.
“Estas demandas performaram muito bem, afinal, a Capital nunca teve esses destinos após a alta temporada e, pela primeira vez, a cidade respira este momento”, detalha o gerente executivo da Floripa Airport.
Tratativas
Em 24 de abril, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, e o diretor de Operações da Zurich Airport, Fábio Marques, encontraram-se com o diretor da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) para o Brasil e América do Sul, Carlos Antunes, em São Paulo. Após a reunião, foi avaliado que houve um grande progresso nas negociações para o possível novo voo direto entre Florianópolis e Lisboa.

Foto: Floripa Airport
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, além de Florianópolis, existem outros quatro destinos que estão concorrendo para a ampliação de rotas aéreas. No entanto, Neiva ainda não divulgou quais são esses destinos.
Ainda conforme a secretaria, a TAP “vem trabalhando há muito tempo em ter Florianópolis em sua malha, porém precisavam da sinalização do governo”.
O governo do Estado propôs algumas contrapartidas para a possível adição da nova rota entre Florianópolis e Lisboa, incluindo a garantia da promoção da rota no exterior e o compromisso de utilizar o transporte aéreo para importação e exportação de cargas.
“Levamos o compromisso do governo do Estado e todo o estudo de contrapartida foi passado à TAP”, afirma Neiva.
Daqui a um mês, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo), o Trade Turístico, e a Floripa Airport farão uma avaliação. A pasta estima uma definição até agosto deste ano.
Em caso de aprovação, a implementação do voo deve iniciar entre sete a oito meses. “Não é um compromisso de um voo, não é um compromisso de uma temporada. São três anos de compromisso para solidificação de uma rota”, assegura o secretário.