Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Secretaria de Saúde identifica possível tentativa de golpe contra pacientes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

03/03/2026 - 17:03 - Atualizada em: 03/03/2026 - 17:27

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, identificou possíveis tentativas de golpe contra pacientes do município. As vítimas estão sendo contatadas por telefone e até recebendo visitas domiciliares de pessoas se passando por servidores da Saúde. O objetivo é obter informações pessoais dos munícipes e usar isso mais tarde para aplicar o golpe.

Previsão do tempo desta terça-feira (3) em Santa Catarina

A recomendação é para que os munícipes redobrem a atenção e se houver qualquer dúvida, não forneçam informações e não permitam a entrada de pessoas, sem identificação oficial.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Sapiens Parque é reconhecido pela UFSC como destaque em inovação e liderança de habitats inovadores

A Secretaria Municipal de Saúde nunca solicita senhas, dados bancários ou transferências de valores ou qualquer tipo de pagamento.

Confira como funciona o contato oficial feito pela Secretaria Municipal de Saúde com os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria de Saúde liga apenas para pacientes que já possuem agendamento de consultas ou exames, exclusivamente para:

  • Confirmação de horário;
  • Reagendamento;
  • Orientações relacionadas ao atendimento.

NUNCA são solicitados:

  • Documentos pessoais por telefone;
  • Fotos de documentos;
  • Senhas;
  • Dados bancários;
  • Transferências via PIX ou qualquer tipo de pagamento.

VISITAS DOMICILIARES

São feitas pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Eles usam:

  • Colete oficial da Prefeitura;
  • Usam crachá de identificação com foto;
  • Estão devidamente identificados.

EM CASO DE DÚVIDA

Antes de atender pessoas estranhas ou fornecer qualquer informação, entre em contato com a sua Unidade de Saúde de referência ou com a Secretaria Municipal de Saúde: (47) 2106-8400.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).