A raiva é uma doença viral letal que pode ser transmitida por qualquer espécie de morcego através de mordidas, arranhões ou lambeduras. A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está orientando a população sobre como proceder para prevenir a doença. Confira as orientações:
1. Se houver contato físico ou suspeita
- Lave imediatamente: Utilize água corrente e sabão em abundância no local do ferimento ou contato.
- Busque ajuda médica urgente: Procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Posto de Saúde imediatamente.
- Profilaxia: Em caso de acidentes com Morcegos ou Animais Silvestres (mordedura) a vacina e/ou soro antirrábico devem ser iniciados o quanto antes, idealmente em menos de 10 dias.
- Nota: Mesmo que não tenha certeza do contato (ex: acordar em um quarto com um morcego), a orientação médica é necessária.
*Schroeder intensifica combate à dengue com barreira química de longa duração
2. Ao encontrar um morcego (vivo ou morto)
- Nunca toque no animal: Mesmo protegido por luvas ou toalhas, o risco de acidente é alto.
- Isole o animal: Se estiver no chão ou em local acessível, coloque um balde ou caixa sobre ele para evitar que fuja ou que animais domésticos se aproximem.
- Entre em contato com a Vigilância Epidemiológica do município, através do telefone (47) 3374-6411 ou WhatsApp (47)3374-6443.
3. Prevenção em residências
- Barreiras físicas: Instale telas em janelas e feche frestas em telhados ou forros para impedir a entrada de colônias.
- Animais domésticos: Mantenha cães e gatos vacinados anualmente contra a Raiva, caso seu animal capture um morcego, não tente retirá-lo com as mãos e consulte um veterinário imediatamente.
- Comportamento anormal: Morcegos encontrados de dia, caídos no chão ou pendurados em locais baixos têm maior chance de estarem infectados pelo vírus da raiva.