A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da equipe de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação preventiva e orientativa no Calçadão da Marechal na última sexta-feira (16), com o intuito de alertar sobre a possível presença de escorpiões, que se torna mais frequente nos meses mais quentes do ano.
A população foi orientada sobre a vedação dos ralos, o uso de peso de areia nas portas (para obstruir o acesso do escorpião para dentro do local), o reboco de paredes (já que esses espaços podem servir de abrigo para os animais) e o descarte dos entulhos em desuso. Também houve orientações sobre a importância de manter limpos os quintais, sacudir roupas e calçados antes de utilizá-los e de usar luvas e calçados fechados ao manipular materiais de construção. Essas são algumas das medidas que, se tomadas corretamente, ajudam no combate aos escorpiões e podem reduzir os riscos de acidentes.
Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Quando há o contato da pessoa com o animal, o acidente geralmente ocorre com picadas na mão ou no pé. Caso o indivíduo seja picado por um escorpião, ele deve procurar o serviço médico mais próximo.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, reforça que a pasta está ampliando, cada vez mais, as ações voltadas à prevenção e orientação das pessoas sobre vários temas. “Nossas equipes vêm desenvolvendo trabalhos importantes que buscam informar a população sobre determinadas situações e, assim, prevenir possíveis acidentes”, informa.