Iniciar o pré-natal o quanto antes é fundamental para garantir uma gestação saudável para a mãe e para o bebê. A recomendação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, é que o acompanhamento tenha início antes da 12ª semana de gestação, possibilitando cuidados adequados em todas as fases da gravidez.
Durante o pré-natal, a gestante realiza consultas periódicas, exames, atualização vacinal, recebe orientações e acompanhamento contínuo, ações essenciais para a prevenção de complicações e para a promoção da saúde materno-infantil.
No município, o pré-natal é organizado por meio de um protocolo contínuo e estruturado:
– Até a 36ª semana de gestação: consultas mensais, realizadas de forma intercalada entre enfermeira(o) e médico da Unidade de Saúde.
– Da 36ª à 38ª semana: as consultas passam a ser quinzenais.
– Após a 38ª semana: o acompanhamento torna-se semanal, garantindo atenção ainda mais próxima nesse período decisivo.
Essa série de cuidados tem um único objetivo: garantir um pré-natal de qualidade, com segurança, acolhimento e acompanhamento adequado para a mãe e o bebê. E o cuidado não termina com o parto. Após a alta hospitalar, é muito importante que a mãe e o recém-nascido realizem a consulta pós-parto (pós-alta) até o 7º dia após o nascimento, para avaliação da saúde de ambos, orientações e continuidade do acompanhamento na Unidade de Saúde.
Como iniciar o pré-natal
A gestante pode entrar em contato com sua Unidade Básica de Saúde de referência por telefone ou comparecer presencialmente à unidade para realizar o agendamento.
Caso a mulher ainda não tenha realizado o teste de gravidez, as Unidades de Saúde disponibilizam teste rápido, facilitando o acesso e o início imediato do acompanhamento.
Cuidar da gestação desde o começo é um gesto de amor, proteção e responsabilidade. A Unidade de Saúde está preparada para acolher as gestantes em todas as fases desse momento tão especial.