Secretária da Saúde de Joinville divulga orientações para as famílias com pacientes com coronavírus

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

11/05/2020 - 13:05 - Atualizada em: 11/05/2020 - 13:47

A Secretaria da Saúde de Joinville, por meio da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que faz parte do Centro de Vigilância em Saúde, elaborou um conteúdo informativo para orientar famílias que tem membros com covid-19.

O que fazer? Como evitar que outros membros da família se contaminem? Tem sido bastante divulgado que a doença é de fácil transmissão, no contato com secreções de tosse, espirro, gotículas da saliva.

O contato das mãos com objetos contaminados e depois levadas aos olhos, boca ou nariz é considerado a principal forma de contágio, pois o coronavírus pode sobreviver por horas em diferentes tipos de superfícies.

Por isso, uma pessoa doente ou com suspeita de estar infectada deve seguir regras específicas de isolamento para outras pessoas não adoecerem. Se compartilhar a moradia, o paciente deve ficar, preferencialmente, em quarto individual e com janela aberta.

Se isso não for possível, manter a distância mínima de 2 metros dos demais moradores. O isolamento para o paciente e demais pessoas da casa deve ser respeitado durante 14 dias.


Uso de máscaras

Outro ponto importante é o uso de máscara cirúrgica ou de tecido duplo, bem ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca, dentro da casa. As máscaras devem ser trocadas imediatamente, caso ficarem úmidas ou danificadas. E também devem ser trocada por outra limpa a cada 2 horas. A Prefeitura de Joinville está distribuindo duas máscaras, gratuitamente, por CPF em supermercados da cidade.

 

Etiqueta da saúde

A etiqueta respiratória deve ser praticada por todos os familiares, ou seja: cobrir a boca e o nariz durante a tosse e espirros. Usar máscara, lenços de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos. Caso a pessoa doente precise de um cuidador, este também deve usar uma máscara. Se for necessário auxílio para a higiene, o cuidador deve utilizar ainda luvas descartáveis.

A frequência da higienização deve ser intensificada nos objetos e maçanetas. Se o banheiro for de uso em comum, após lavar as mãos, o paciente deve secar com papel toalha, ou usar toalha individual, que não deve ser compartilhada com os demais. O lixo também deve ser separado e descartado com todas as medidas de precaução.


Restrições

O deslocamento da pessoa doente ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus dentro de casa deve ser o mínimo possível. Manter os ambientes arejados e não compartilhar sofás, camas e cadeiras com o paciente.

Evitar visitas de amigos ou parentes, mas tentar manter hábitos agradáveis na rotina, como conversas on-line, leituras, pintura artística, ou outras atividades que sejam possíveis fazer no isolamento.

O paciente de COVID-19 não deve sair de casa, apenas se surgir um caso de emergência ou piora de sintomas, para atendimento médico.


Outros cuidados com higiene

As roupas pessoais, e de cama e banho do paciente devem ser higienizadas com água e sabão, separadamente. Evitar agitá-las e deixar tudo separado dos demais familiares, assim como os outros utensílios, copo, xícara, talheres, pratos, escovas de dentes.

Cuidar ainda mais da higiene das mãos, antes e depois da preparação dos alimentos, antes de comer, depois de usar o banheiro, antes e após qualquer tipo de contato com o paciente ou com o ambiente no qual ele está.

Caso o espaço seja compartilhado com o paciente, manter a distância mínima, limpar a casa mais de uma vez por dia, utilizando pano com hipoclorito a 0,2% no chão e todas as superfícies tocadas (mesa, cadeira, armário, maçanetas, portas, brinquedos). Em objetos pessoais, como caneta, celular, chaves, usar álcool 70%.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul