Schützenbaum está confirmado para o próximo dia 10 em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

02/09/2022 - 11:09 - Atualizada em: 02/09/2022 - 13:10

Evento integrante da programação da 32ª Schützenfest, o Schützenbaum promete movimentar o Centro de Jaraguá do Sul, com desfile, música, chope e muita alegria, no sábado (10), a partir das 10h. A concentração dos integrantes da Comissão Central Organizadora, Majestades, integrantes das sociedades de atiradores, bandas e convidados acontecerá no Centro Histórico, na Avenida Marechal Deodoro. De lá, o desfile segue em direção a Praça Ângelo Piazera.

A Comissão Organizadora (CCO) espera reunir mais de 500 integrantes das sociedades de tiro e a população é convidada a prestigiar. As bandas Cia Euterpe e Lira do Caneco, acompanharão o desfile do Schützenbaum, ou “árvore dos atiradores”, que simboliza a esperança de termos uma excelente Schützenfest, de 10 a 20 de novembro deste ano, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe. “Trata-se de mais uma oportunidade do público ver o que nós estamos preparando para a festa”, resume o presidente da CCO, Alcides Pavanello, reforçando o convite para que o público participe do evento. “Ao chegarmos na Praça Ângelo Piazera, teremos o ritual de instalação da árvore dos atiradores, bem como um momento de confraternização, com música, chope e alegria”, destaca.

Foto: Divulgação/PMJS

A Árvore dos Atiradores

O encontro tem origem nas festividades do Maibaum (Árvore de Maio), que acontecem na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “Árvore dos Atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

O Schützenbaum sustenta as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Associação das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI ) e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 32ª Schützenfest, além do brasão do Município. O primeiro Schützenbaum jaraguaense aconteceu em setembro de 2006.

Notícias no celular

Whatsapp