A “Árvore dos Atiradores” já está instalada na praça Ângelo Piazera e Jaraguá do Sul começa a viver o clima da 35ª Schützenfest, que será de 6 a 16 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. O ritual de instalação da Schützenbaum aconteceu na manhã deste sábado (27), reunindo as majestades do tiro e da beleza, o mascote da festa (Wilfred), representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas da beleza e tiro, integrantes do Comitê Gestor e da CCO, bandas e grupos folclóricos. O prefeito Jair Franzner e demais autoridades do Município também prestigiaram o evento que abriu o calendário de festividades da Schützen.
Após a concentração em frente ao Espaço Cultural, na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Museu da Paz), o pelotão conduzindo a Schützenbaum seguiu em direção à Praça Ângelo Piazera. Nem mesmo a garoa fina intimidou as mais de 600 pessoas que participaram do desfile pelo centro da cidade. No percurso, a animação do grupo mais uma vez chamou a atenção de quem passava pela rua. O desfile festivo teve a participação das bandas Euterpe, Estrela D’Ouro, Lyra do Caneco e TH3 Gentlemen, que colocaram o público pra dançar. A “Árvore dos Atiradores” está instalada ao lado do palco cultural da praça, aos fundos do Museu Histórico Emílio da Silva.
Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner destacou a importância da Schützenfest na história de Jaraguá do Sul e ressaltou a característica familiar da festa. “Costumo dizer que o município é responsável por organizar a festa, mas ela é da cidade, das sociedades, das entidades, dos voluntários, é de todos nós. Temos uma equipe muito comprometida, que trabalha focada em melhorar a festa a cada edição, sem perder a essência das tradições das Festas de Rei e Rainha e o ambiente familiar e acolhedor que faz a Schützen ser diferente.”
O presidente do Comitê Gestor da 35ª Schützenfest, Paulo Chiodini, enalteceu o empenho de todos os envolvidos no desfile e na organização da festa. “É uma grande alegria poder participar deste momento e agradeço o empenho e esforço de todos. Nos vemos de 6 a 16 de novembro na Schützenfest.”
ÁRVORE DOS ATIRADORES
O Schützenbaum tem origem nas festividades do Maibaum (árvore de maio), que acontecem na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.
Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “Árvore dos Atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.