Schützenbaum é instalada na nova Praça Ângelo Piazera

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 18/09/2023 - 14:18

A “Árvore dos Atiradores” foi instalada, e Jaraguá do Sul já está no clima da 33ª Schützenfest. A cerimônia de instalação da Schützenbaum ocorreu no último sábado (16) na nova Praça Ângelo Piazera e atraiu um público estimado em cerca de mil pessoas, além dos mais de 600 participantes do desfile. O evento contou com a presença das majestades do tiro e da beleza, do mascote da festa, do prefeito Jair Franzner, autoridades convidadas, representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas da beleza e tiro, membros da CCO, bandas e grupos folclóricos, conferindo um colorido especial ao centro da cidade.

O pelotão, que se reuniu em frente ao Espaço Cultural na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Museu da Paz), conduziu o Schützenbaum até a Praça Ângelo Piazera. Durante o percurso, o grupo atraiu a atenção de pedestres, comerciantes e até mesmo de pessoas que acompanhavam o desfile das janelas dos prédios, como o centenário expedicionário Walter Carlos Hertel, que acompanhava com entusiasmo e acenos à medida que a marcha avançava, ao som das animadas apresentações do Musical JS, Banda Bavária e Estrela de Ouro.

Foto: Divulgação PMJS

Na Praça Ângelo Piazera, o Schützenbaum foi conduzido ao novo local designado para a cerimônia. Antes da instalação, foi realizada uma breve homenagem a Nirton Hanemann, membro da CCO e servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que faleceu em 10 de setembro. Além disso, ocorreram pronunciamentos, incluindo o do prefeito Jair Franzner, que anunciou a conclusão das obras do Estande de Tiro Olímpico, que será inaugurado durante a 33ª Schützenfest. O prefeito também expressou otimismo sobre os preparativos da festa e convidou todos a participarem.

“Com essa energia, com esse povo e todos trabalhando juntos para um único objetivo, vamos superar os 140 mil visitantes que tivemos no ano passado. Esperamos ver todos na Schützenfest, de 9 a 19 de novembro”, afirmou.

Pela primeira vez, a “Árvore dos Atiradores” foi instalada nos arredores do Museu Histórico Emílio da Silva, ao lado do novo palco cultural da praça, onde permanecerá até a 33ª Schützenfest, realizada no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe. Até o final da manhã, o público continuou a desfrutar da atmosfera festiva na praça, ao som da Banda Bavária, e teve a oportunidade de experimentar algumas das marcas de chope que estarão disponíveis na festa, bem como degustar a gastronomia típica oferecida.

Foto: Divulgação PMJS

A tradição da Schützenbaum tem origem nas festividades do Maibaum (árvore de maio) da Baviera, Alemanha, onde um tronco de árvore é erguido e decorado com símbolos de profissões, religiões, emblemas políticos e culturais locais. Essa celebração simboliza a esperança de uma primavera fértil e um verão próspero. A adaptação para a “Árvore dos Atiradores” na Schützenfest representa o desejo de que o evento traga alegria e confraternização para todos.

Notícias no celular

Whatsapp