Scar abre inscrições para Oficina de Cinema da Teoria à Prática

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 12/09/2023 - 17:13

Pensar uma ideia, criar um roteiro, imaginar o personagem, ver o cenário, saber qual é a melhor iluminação e depois editar o material captado. Assim nasce uma produção audiovisual. E para profissionalizar esse processo, estão abertas até o dia 15 de setembro através do site da SCAR as inscrições para a Oficina de Cinema: da Teoria à Prática oferecido pela Sociedade Cultura Artística

O curso possui os recursos do Fundo para a Infância e Adolescência de Santa Catarina (FIA), através da secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/SC).

Com duração de dez meses, as aulas serão semanais e acontecerão na unidade da SCAR na Praça, localizada na Praça Ângelo Piazera, no Centro de Jaraguá do Sul de forma gratuita A divulgação dos selecionados para fazer o curso será divulgado no site da SCAR no dia 20 de setembro. As aulas iniciam no dia 25. Os interessados devem ter entre 13 e 18 anos e serem moradores da região do Vale do Itapocu.

Conforme o coordenador de audiovisual da SCAR, Fabrício Porto, serão cinco turmas divididas em três períodos – matutino, vespertino e noturno -, onde os jovens vão aprender todo o processo de produção de audiovisual com professores formados nas respectivas áreas.

“Vai ter uma contextualização histórica sobre o cinema, como começou, um pouco sobre o conceito de fotografia, afinal de contas eles vão trabalhar com a câmera, mas a ideia do curso é ser extremamente prático a ponto de os alunos desenvolverem o roteiro, desenvolverem a produção, pré-produção e pós-produção de um curta-metragem.”

Além do conhecimento teórico, os jovens que fizeram a Oficina de Cinema, irão desenvolver um curta-metragem que terá uma exibição aberta ao público. Todo material será disponibilizado no canal do YouTube da SCAR com intérprete de Libras.

De acordo com o coordenador, o crescimento do audiovisual é nítido visto que ele está nos celulares, TV aberta e nos streamings e reúne diversas outras áreas artísticas.

“É uma arte específica, individual e que tem o poder de andar com as próprias pernas. O cinema tem essa particularidade e é uma arte que reúne muitas outras artes. Então se a gente perceber, no audiovisual tem música, dança, artes cênicas, artes plásticas e animação”, comenta.

Notícias no celular

Whatsapp