Os serviços de meteorologia da Defesa Civil e da Epagri/Ciram informam que ao longo desta quinta-feira (17) o avanço de uma massa de ar frio e seco provoca queda acentuada nas temperaturas, especialmente entre o Oeste e os Planaltos do estado.
As temperaturas máximas tendem a ser registradas ainda pela manhã, com termômetros não ultrapassando os 15°C. Nestas regiões, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao frio, como desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
No decorrer o dia, o ar frio ganha força, intensificando a sensação de frio, principalmente durante a madrugada de sexta-feira (18), quando a massa de ar frio avança para as demais regiões de Santa Catarina.
A defesa civil recomenda que a população redobre os cuidados com a população vulnerável, como crianças, idosos e população em situação de rua, além de animais de estimação.
Confira a previsão
Quinta-feira (17)
- Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul, mais nuvens e condições de chuva com temporais isolados. Nas demais regiões, sol entre nuvens e chuva isolada na tarde e noite. A chuva deve ser mal distribuída, ou seja, não chove em algumas regiões, e com totais baixos em boa parte do estado.
- Temperatura: mais elevada e em declínio no decorrer do dia, com a mínima à noite na maioria das regiões.
- Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado e com rajadas.
- Sistema: frente fria avança em SC, seguida de uma massa de ar frio.
Sexta-feira (18)
- Tempo: firme e frio em SC, com mais nuvens no oeste e sul do estado, e sol nas demais regiões.
- Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima de 2°C a 8°C na maioria das regiões, com condições de geada no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana. Durante o dia, temperatura em elevação, com máximas de 14°C a 22C.
- Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado e com rajadas mais intensas no sul do estado.
Sábado e Domingo (19 e 20)
- Tempo: ensolarado e frio devido a massa de ar frio e seco sobre o estado.
- Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima de 0°C a 8°C na maioria das regiões, com condições de geada ampla do oeste aos planaltos e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana. Temperatura de 0°C a – 2°C nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação, com máximas de 18°C a 22°C, chegando a 24°C no Extremo Oeste no domingo.
- Vento: sudoeste a sul, virando para nordeste no domingo, fraco a moderado.