SC tem aumento de 225% de passageiros internacionais; confira opções de voos

Conexão de Florianópolis com o Panamá foi uma das novidades de Santa Catarina em 2024 | Foto: Divulgação/FloripaAirport

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/09/2024 - 09:09

As novas rotas aéreas internacionais que conectam Santa Catarina com a América do Norte e Europa já impactam no movimento de passageiros no estado. Em julho, foi registrado um crescimento de 225% em relação ao mesmo período de 2023. Esse foi o primeiro mês completo com a operação da Copa Airlines com voos entre Florianópolis e a cidade do Panamá. Foram registrados 62.743 passageiros somente no Aeroporto de Florianópolis.

O desempenho é o melhor já catalogado em um mês de julho em 24 anos, conforme registros da Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O resultado consolida e Santa Catarina e o Aeroporto de Florianópolis com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro e ultrapassando Viracopos, em Campinas-SP, Brasília e Confins, Belo Horizonte.

O setor de cargas internacionais também teve um desempenho positivo no mês de julho, com um aumento de 109,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Pelo Aeroporto de Florianópolis foram transportadas 325,8 toneladas.

Desempenho do ano

Os dados do mês de julho contribuem para manter o desempenho positivo que o estado vem tendo desde o início do ano. Até agora o movimento de passageiros internacionais cresceu 116,8% nos primeiros sete meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. No total, passaram pelos Aeroportos de Florianópolis e Navegantes 514.674 passageiros, número que já supera todo o ano de 2023.

No transporte de cargas internacionais, a alta registrada entre janeiro e julho de 2024 é de 48,6% em relação ao mesmo período de 2023. Pelos aeroportos catarinenses foram transportadas 2,3 mil toneladas de cargas.

Confira os destinos e as freqüências a partir de Floripa:

  • Buenos Aires (Argentina): atualmente voos diários com Gol e a partir de 26 de dezembro de 2024, até o dia 10 de março de 2025, passa a ter até 4 frequências diárias, 3 voos por dia, de domingo a sexta-feira, e outras 4 operações aos sábados. Flybondi opera atualmente 2x por semana.
  • Cidade do Panamá (Panamá): atualmente três voos semana. A partir de 21 de setembro de 2024 serão 4 voos por semana. Esta rota conecta Florianópolis a 85 destinos em 32 países.
  • Córdoba e Rosário (Argentina): De 3 de janeiro a 6 de março de 2025, a GOL vai operar até 3 voos semanais entre Córdoba e Florianópolis. Três voos por semana serão igualmente liberados entre Rosário e a capital catarinense, entre 2 de janeiro e 2 de fevereiro do próximo ano.
  • Lisboa (Portugal): Três voos semanais às terças, quintas e sábados, com duração média de nove horas, iniciando em 03 de setembro.
  • Santiago (Chile): Rota operada pela Latam, SKY e Jetsmart. Latam oferece até 3 voos diários, Sky oferece até 2 voos por dia e Jetsmart até 5 voos por semana.
  • Assunção (Paraguai): Novidade da companhia aérea Azul, com operações a partir da próxima temporada de verão.
  • Montevidéu (Uruguai): A partir de dez de 2024 com frequência de 3x por semana, operado pela SKY.
  • Lima (Peru): A partir de dez de 2024 com frequência de 3x por semana, operado pela SKY

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.