Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC registra 17º caso de gripe aviária no Sul do Estado

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

19/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 19/10/2023 - 21:40

Nesta quarta-feira (18), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectou o 17º caso de gripe aviária em Santa Catarina. Dessa vez, a espécie afetada é um leão-marinho-da-patagônia, encontrado doente em Garopaba, no Sul do Estado. Vale destacar que a influenza aviária não é transmitida através do consumo de carne de frango ou ovos, e não há casos confirmados em aves criadas e comercializadas pela agroindústria catarinense.

Até o momento, o Mapa registrou um total de 128 casos de gripe aviária em todo o Brasil, com 125 casos em animais silvestres e três em aves de subsistência. A pasta está conduzindo atualmente 14 investigações em andamento, com mais de 550 amostras sendo analisadas.

Anteriormente, em 17 de outubro, um diagnóstico foi realizado em outro animal silvestre em Santa Catarina, quando um trinta-réis-de-bando foi capturado por moradores e o diagnóstico confirmado pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícolas de Santa Catarina). A ave foi sacrificada como medida de precaução.

A orientação da Cidasc é para que a população não toque em aves mortas, evitando o risco de contágio, e notifique o órgão para que as devidas providências sejam tomadas. Os sintomas de gripe aviária em animais silvestres incluem dificuldade de voo, falta de coordenação motora e tremores musculares.

Por outro lado, aves de produção comercial podem apresentar sintomas como coriza, inchaço de crista e barbela, queda na postura e alta mortalidade. O monitoramento e a prevenção da doença são de extrema importância para a manutenção da saúde das aves e a segurança alimentar.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.