A plataforma SC Fácil completa, nesta quinta-feira, 2, o primeiro mês de funcionamento, reforçando o compromisso do Governo do Estado de Santa Catarina com a transformação digital. Atualmente, a aplicação reúne 530 funcionalidades já digitalizadas da Carta de Serviços do Estado, o que representa mais de 95% das demandas digitais da população catarinense, garantindo atendimento rápido, sem filas e acessível a qualquer hora e lugar.
“O SC Fácil é a plataforma oficial do Governo de Santa Catarina. Já iniciamos com uma oferta expressiva e significativa, disponibilizando mais da metade dos serviços públicos de forma digital. Com o trabalho integrado, vamos avançar até que todos os serviços estejam disponíveis na aplicação”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy.
As inovações propostas têm apresentado adesão rápida e significativa dos usuários. Apenas durante o mês de setembro, mais de 1 milhão de acessos foram registrados nos serviços digitais do Governo – páginas do SC Fácil e Portal de Serviços do Estado. Além do acesso digital, a população também aprova as funcionalidades: 83% das avaliações recebidas são positivas.
O aplicativo reúne uma variedade de serviços, como emissão de documentos e notas fiscais, segunda via de faturas de água e luz, agendamentos, consultas e boletins de ocorrência. Com o SC Fácil, o cidadão já tem acesso direto a 56% dos serviços do Governo do Estado e de empresas como Celesc e Casan.
Outros serviços públicos já estão mapeados oficialmente. A meta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) é integrar, nos próximos meses, a totalidade dos serviços à plataforma.
De acordo com o secretário Usuy, a iniciativa segue o plano de governo determinado pelo governador Jorginho Mello. “O objetivo é aproximar o atendimento público do catarinense, reduzindo deslocamento, custo e filas. É uma mudança na cultura da gestão pública”, destaca.