SC está entre os cinco estados com o menor área de desmatamento

Foto: IA/ OCP News

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/05/2024 - 15:05 - Atualizada em: 29/05/2024 - 15:51

Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros com as menores taxas de desmatamento, marcando um declínio notável de 68% em comparação com 2022, com uma área desmatada de apenas 734 hectares. Esses dados fundamentais são extraídos do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, refletindo a realidade ambiental do ano de 2023.

O bioma predominante em solo catarinense é a Mata Atlântica, e o levantamento revela uma queda de 59% em todo o Brasil em relação a 2022, abrangendo estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros. No entanto, embora o estado tenha uma performance louvável, certos vetores, como a agropecuária, continuam contribuindo para o desmatamento em determinadas áreas, responsável pela perda de 97% da vegetação nativa do Brasil nos últimos cinco anos.

Outro fator preocupante é a expansão urbana, que, sem o devido planejamento, tem impactado negativamente o meio ambiente em Santa Catarina. Lauri Schorn, engenheiro florestal e conselheiro do CREA-SC, destaca a importância de seguir as diretrizes legais, tanto municipais quanto estaduais e federais, para garantir um crescimento urbano sustentável.

Para mitigar ainda mais o desmatamento, Schorn propõe uma integração entre reflorestamento e habitação, enfatizando a necessidade de valorizar as áreas verdes das cidades, como praças, e fomentar a criação de novas. Isso inclui o cumprimento do Código Florestal, preservando áreas de uso limitado e incentivando a arborização urbana.

Além disso, eventos climáticos extremos e atividades de mineração também estão relacionados, embora em menor escala, ao desmatamento em Santa Catarina.

O Instituto de Meio Ambiente (IMA) destaca a importância da fiscalização, especialmente da Lei da Mata Atlântica, e da criação de unidades de conservação. Dez unidades estaduais protegem quase 118 mil hectares de áreas da Mata Atlântica, promovendo o estudo e a preservação da biodiversidade.

Essas iniciativas, somadas ao compromisso contínuo com práticas sustentáveis, são fundamentais para manter e aprimorar a preservação ambiental em Santa Catarina.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).