Ao menos 12 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, registraram falta de energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira (14). Não há ainda uma explicação oficial do governo federal, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou mesmo da Celesc. De acordo com informações de companhias de energia de outros estados, o caso aconteceu após uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Nas redes sociais, vários usuários confirmaram problemas no fornecimento, por volta da meia-noite. Em Santa Catarina, há casos registrados em Balneário Camboriú e Navegantes.
Há relatos de que o apagão ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rondônia. Somente no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes, segundo a companhia de distribuição de energia Light.
A empresa do Rio de Janeiro afirmou que, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. No estado, moradores ficaram sem energia elétrica por cerca de 30 minutos.
No Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.