Saúde qualifica 72 Leitos de UTI adulto e garante mais investimentos junto ao Governo Federal

Foto: Mauricio Vieira/Secom-SC/Divulgação

Por: Claudio Costa

17/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 17/09/2023 - 15:44

Em um esforço contínuo para fortalecer o sistema de saúde do estado, o trabalho da SES (Secretaria de Estado da Saúde) em conjunto com municípios e prestadores de serviços hospitalares tem recebido o reconhecimento do Ministério da Saúde.

Durante os meses de agosto e setembro, a SES qualificou 72 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto.

Essa iniciativa permitirá que as unidades de saúde beneficiadas recebam financiamento adicional do governo federal, correspondente aos serviços já prestados, totalizando um montante anual de R$ 7,6 milhões.

Para receber o reconhecimento as UTIs precisam cumprir uma série de critérios técnicos que envolvem materiais, equipamentos e equipe multiprofissional mínima.

O anúncio da qualificação de 32 leitos de UTIs Adulto veio na última quarta-feira, 13, para UTIs de hospitais das cidades de Timbó (2), Indaial(10), Gaspar(10) e Lages(10).

Em agosto, o trabalho da SES junto ao Ministério já havia qualificado 40 leitos em hospitais de Brusque (10), Chapecó (10), Laguna(10) e Joaçaba (10).

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, expressou sua satisfação com a conquista.

Segundo ela, com o resultado desta atuação o Ministério da Saúde se comprometeu a alocar recursos adicionais para Santa Catarina, especialmente para apoiar o custeio dos leitos de UTI Adulto.

Essa medida não apenas vai fortalecer a capacidade de atender às necessidades críticas de saúde da população, mas também garantirá recursos adicionais, possibilitando direcionar investimentos para a contínua melhoria da saúde dos catarinenses.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.