EducAmente é um projeto que o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu para os professores da rede municipal, com o intuito de auxiliar na saúde psicológica dos profissionais.
Realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), o grupo psicoeducativo desempenhou, nos meses de maio e junho, encontros semanais nos períodos vespertino e noturno, em horários alternativos para incentivar a participação dos professores.
O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, conta que esta foi a primeira edição, e diante do retorno positivo, novas inscrições podem ser abertas.
“O projeto auxilia os professores a compreenderem melhor suas emoções e, assim, lidar de forma mais assertiva frente aos desafios do cotidiano. Além de cumprir a meta 21 do Plano Municipal de Educação”, frisou.
Durante os encontros foram abordados temáticas como: medo, ansiedade, estresse, influências dos pensamentos sobre as emoções e comportamento, técnicas de relaxamento e autorregulação.
“Aprendi bastante sobre esse mal que atinge grande parte dos professores, inclusive eu. É algo que nos faz cair o rendimento profissional e pessoal. Só conseguimos nos doar por inteiro, quando estamos bem”, afirmou uma das professoras participantes dos encontros.
NAP
As psicólogas idealizadoras do grupo Andréia Daminelli, Carla Febel e Deise Patricio Dal Pozzo, explicam que cuidar da saúde mental dos professores é necessário, não só pelo bem-estar deles, mas, para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
“O professor é uma figura essencial no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ensinar vai além de repassar informações, é necessário criar e cultivar vínculos positivos com os alunos, principalmente na educação básica. Este público, em geral, tem ainda o professor como referência afetiva e de segurança, o que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional”, finalizam.